sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Macedónia constrói segunda vala na fronteira com a Grécia

O exército macedónio iniciou hoje a construção de uma segunda vala na fronteira com a Grécia, para reforçar a barreira já existente e impedir a passagem de imigrantes ilegais, confirmou à agência Efe fonte militar.

(arquivo)

(arquivo)

© Yannis Behrakis / Reuters (Arquivo)

O Governo de Skopje tomou esta decisão devido às numerosas passagens ilegais registadas nos últimos meses.

A Antiga República Jugoslava da Macedónia (FYROM), principal via da designada Rota dos Balcãs, proibiu em novembro a passagem a todos os migrantes que não possuam nacionalidade síria, iraquiana e afegã, os únicos que são reconhecidos de imediato como refugiados.

Desde então, as autoridades referem ter impedido 20.000 passagens ilegais, 4.000 das quais registadas em janeiro, segundo dados do ministério do Interior.

"Estamos a construir uma nova vala na parte sul da linha de fronteira com a Grécia. Ainda não podemos referir o seu comprimento, mas decerto que terá mais de 20 quilómetros, mais ou menos como a primeira", assinalou hoje à Efe o porta-voz do exército macedónio, Toni Janevski.

Diversos media locais referiram que a nova barreira poderá alcançar 37 quilómetros e está a ser construída em paralelo à existente, a cerca de cinco metros de distância.

"Outro objetivo da segunda vala consiste em dar à polícia tempo adicional para atuar contra as tentativas de cruzar ilegalmente a fronteira", acrescentou.

Agentes da polícia da Sérvia, Croácia, Eslovénia, Hungria, Áustria, Eslováquia e República Checa estão a promover patrulhas conjuntas com as forças de segurança da Macedónia com o objetivo de impedir as passagens ilegais e organizar as travessias dos refugiados.

Na semana passada, responsáveis destes países decidiram numa reunião impedir a passagem de refugiados da Síria, Iraque ou Afeganistão que não possuam passaporte.

Após o encerramento das fronteiras aos designados imigrantes económicos, aumentou o número de pessoas que recorrem às mafias locais para obter passaportes falsos e tentar cruzar a fronteira.

A guarda fronteiriça de Skopje informou hoje que nas últimas 24 horas permitiu a passagem de 2.800 pessoas.

Lusa

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39
  • Como um tweet de Kylie Jenner levou à queda das ações do Snapchat

    Economia

    As ações da Snap Inc., empresa que gere o Snapchat, fecharam a cair 6% na bolsa de Wall Street, esta quinta-feira, depois de Kylie Jenner ter anunciado que tinha deixado de usar a aplicação. A celebridade norte-americana tem mais de 24 milhões de seguidores e é considerada uma das utilizadoras mais influentes do Snapchat.

  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00
  • Marcelo de "alma cheia" no fim da visita a São Tomé e Príncipe
    2:43

    País

    O Presidente da República terminou esta quinta-feira no Príncipe uma visita de três dias a São Tomé. Marcelo Rebelo de Sousa prometeu o reforço da cooperação económica e anunciou a visita de António Costa antes do Verão. e lembrou os políticos portugueses de que é muito mais o que nos une, do que o que nos separa.

    Enviados SIC

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00