sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Turquia tem novo afluxo de 600.000 refugiados sírios

A Turquia teme que os combates em curso na cidade síria de Aleppo possam causar um novo afluxo de 600.000 refugiados nas suas fronteiras, declarou hoje o vice-primeiro-ministro, no final de um conselho de ministros.

© Giorgos Moutafis / Reuters

"O pior cenário que poderá acontecer nesta região a curto prazo será um novo afluxo de 600.000 refugiados na fronteira com a Turquia", disse Numan Kurtulmus à imprensa.

Iniciada há uma semana, a ofensiva do exército leal ao Presidente sírio, Bashar al-Assad, com o apoio de ataques aéreos russos contra os rebeldes nos arredores de Aleppo já forçou dezenas de milhares de civis a fugir.

"Como resultado daquela situação cerca de 200.000 pessoas foram forçadas a abandonar a fugir, 65.000 das quais em direção à Turquia e 135.000 para o interior da Síria", acrescentou Numan Kurtulmus.

Cerca de 30.000 refugiados, a maioria dos quais mulheres e crianças, permanecem no posto da fronteira turca de Oncupinar, que o Governo turco mantém encerrado, ao frio e em condições extremamente precárias.

"O nosso objetivo é manter essa onda de migrantes para além da fronteira da Turquia, proporcionando-lhes os serviços necessários", disse também o vice-primeiro-ministro.

As autoridades turcas têm reiterado a sua política de "porta aberta" continua inalterada e que estavam prontos, se necessários, para acolher a nova onda de refugiados.

A Turquia, que já recebeu 2,7 milhões de sírios, advertiu, contudo, que não vai aguentar sozinho o "fardo" da hospedagem dos refugiados.

Lusa

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..