sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Áustria anuncia controlos nas fronteiras com Itália, Eslovénia e Hungria

A Áustria anunciou hoje a introdução em breve de controlos em 12 pontos de passagem das suas fronteiras com a Itália, Eslovénia e Hungria para travar as entradas de requerentes de asilo no seu território.

Daniel Karmann

As "várias medidas estruturais" poderão incluir cercas semelhantes à barreira de quatro quilómetros já existente no posto fronteiriço de Spielfeld (sul) com a Eslovénia, indicou à imprensa a ministra do Interior, Johanna Mikl-Leitner, do partido conservador OVP.

Além disto, o governo austríaco anunciará na quarta-feira a entrada em vigor de uma quota diária de entrada de requerentes de asilo, cujo valor será determinado após consulta com as autoridades eslovenas, adiantou a ministra, numa conferência de imprensa em Spielfeld.

A coligação entre sociais-democratas e conservadores estabeleceu em janeiro uma quota de 37.500 requerentes de asilo para o ano 2016. Em 2015 o país acolheu 90.000.

"A minha preocupação é restabelecer a ordem e a estabilidade no nosso país. É por isso que travamos" no acolhimento dos requerentes de asilo, disse ainda Johanna Mikl-Leitner.

Dos 12 pontos de passagem com controlos, três situam-se na fronteira com Itália nas regiões alpinas de Tirol e Caríntia (sul), sete na fronteira com a Eslovénia (sul) e dois na fronteira com a Hungria (sul).

Nos próximos quatro anos, entre 2016 e 2019, a Áustria pretende limitar a 1,5% da sua população total de 8,5 milhões de habitantes o número de requerentes de asilo adicionais, depois de ter sido um dos países europeus que acolheu maior número de pessoas na crise migratória de 2015.

Lusa

  • Moção de censura "dá voz à indignação de muitos portugueses"
    1:13

    País

    O CDS entregou, no gabinete do presidente da Assembleia da República, a moção de censura ao Governo. O deputado Nuno Magalhães diz que o documento é a voz de todos os portugueses que ficaram indignados com a falência dos serviços do Estado nos incêndios e acrescenta ainda que cabe agora aos partidos da esquerda avaliarem se houve falhas e se foram graves o suficiente para censurarem o Governo.

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.