sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Áustria anuncia controlos nas fronteiras com Itália, Eslovénia e Hungria

A Áustria anunciou hoje a introdução em breve de controlos em 12 pontos de passagem das suas fronteiras com a Itália, Eslovénia e Hungria para travar as entradas de requerentes de asilo no seu território.

Daniel Karmann

As "várias medidas estruturais" poderão incluir cercas semelhantes à barreira de quatro quilómetros já existente no posto fronteiriço de Spielfeld (sul) com a Eslovénia, indicou à imprensa a ministra do Interior, Johanna Mikl-Leitner, do partido conservador OVP.

Além disto, o governo austríaco anunciará na quarta-feira a entrada em vigor de uma quota diária de entrada de requerentes de asilo, cujo valor será determinado após consulta com as autoridades eslovenas, adiantou a ministra, numa conferência de imprensa em Spielfeld.

A coligação entre sociais-democratas e conservadores estabeleceu em janeiro uma quota de 37.500 requerentes de asilo para o ano 2016. Em 2015 o país acolheu 90.000.

"A minha preocupação é restabelecer a ordem e a estabilidade no nosso país. É por isso que travamos" no acolhimento dos requerentes de asilo, disse ainda Johanna Mikl-Leitner.

Dos 12 pontos de passagem com controlos, três situam-se na fronteira com Itália nas regiões alpinas de Tirol e Caríntia (sul), sete na fronteira com a Eslovénia (sul) e dois na fronteira com a Hungria (sul).

Nos próximos quatro anos, entre 2016 e 2019, a Áustria pretende limitar a 1,5% da sua população total de 8,5 milhões de habitantes o número de requerentes de asilo adicionais, depois de ter sido um dos países europeus que acolheu maior número de pessoas na crise migratória de 2015.

Lusa

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54