sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Eslovénia anuncia que reduzirá entradas de migrantes após decisão da Áustria

A Eslovénia anunciou esta quarta-feira que intensificará o controlo da sua fronteira com a Croácia para reduzir a entrada de refugiados, após a Áustria ter comunicado que a partir de sexta-feira aceitará no máximo 3.280 pessoas por dia.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Leonhard Foeger / Reuters

O objetivo é diminuir o número de pessoas na rota migratória e tornar assim possível que "tenham acesso a proteção internacional aqueles que realmente necessitam", referiu a ministra do Interior eslovena, Vesna Györkos Znidar, citada pela agência de notícias STA.

A ministra explicou que os controlos mais rigorosos se farão em coordenação e conforme os que forem realizados na vizinha Áustria.

A governante alegou que, depois de a Áustria ter limitado a entrada de refugiados, a Eslovénia deverá fazer o mesmo para não se converter numa "bolsa" de acumulação de refugiados que querem passar em direção aos países ricos da União Europeia, mas que não podem fazê-lo.

Györkos Znidar admitiu que as novas limitações podem levar a tentativas descontroladas de passagem das fronteiras e, para impedir que tal aconteça, o Governo esloveno propõe uma alteração à lei adotada no ano passado que permite o recurso ao exército para controlar a fronteira, de forma a alargar esta permissão à polícia.

Desde meados de outubro último, passaram pela Eslovénia mais de 460.000 refugiados, em alguns períodos a um ritmo de 10.000 pessoas por dia. Todos tinham como destino a Alemanha, Áustria ou algum país da Escandinávia.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC