sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Eslovénia anuncia que reduzirá entradas de migrantes após decisão da Áustria

A Eslovénia anunciou esta quarta-feira que intensificará o controlo da sua fronteira com a Croácia para reduzir a entrada de refugiados, após a Áustria ter comunicado que a partir de sexta-feira aceitará no máximo 3.280 pessoas por dia.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Leonhard Foeger / Reuters

O objetivo é diminuir o número de pessoas na rota migratória e tornar assim possível que "tenham acesso a proteção internacional aqueles que realmente necessitam", referiu a ministra do Interior eslovena, Vesna Györkos Znidar, citada pela agência de notícias STA.

A ministra explicou que os controlos mais rigorosos se farão em coordenação e conforme os que forem realizados na vizinha Áustria.

A governante alegou que, depois de a Áustria ter limitado a entrada de refugiados, a Eslovénia deverá fazer o mesmo para não se converter numa "bolsa" de acumulação de refugiados que querem passar em direção aos países ricos da União Europeia, mas que não podem fazê-lo.

Györkos Znidar admitiu que as novas limitações podem levar a tentativas descontroladas de passagem das fronteiras e, para impedir que tal aconteça, o Governo esloveno propõe uma alteração à lei adotada no ano passado que permite o recurso ao exército para controlar a fronteira, de forma a alargar esta permissão à polícia.

Desde meados de outubro último, passaram pela Eslovénia mais de 460.000 refugiados, em alguns períodos a um ritmo de 10.000 pessoas por dia. Todos tinham como destino a Alemanha, Áustria ou algum país da Escandinávia.

Lusa

  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à Lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44