sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Eslovénia anuncia que reduzirá entradas de migrantes após decisão da Áustria

A Eslovénia anunciou esta quarta-feira que intensificará o controlo da sua fronteira com a Croácia para reduzir a entrada de refugiados, após a Áustria ter comunicado que a partir de sexta-feira aceitará no máximo 3.280 pessoas por dia.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Leonhard Foeger / Reuters

O objetivo é diminuir o número de pessoas na rota migratória e tornar assim possível que "tenham acesso a proteção internacional aqueles que realmente necessitam", referiu a ministra do Interior eslovena, Vesna Györkos Znidar, citada pela agência de notícias STA.

A ministra explicou que os controlos mais rigorosos se farão em coordenação e conforme os que forem realizados na vizinha Áustria.

A governante alegou que, depois de a Áustria ter limitado a entrada de refugiados, a Eslovénia deverá fazer o mesmo para não se converter numa "bolsa" de acumulação de refugiados que querem passar em direção aos países ricos da União Europeia, mas que não podem fazê-lo.

Györkos Znidar admitiu que as novas limitações podem levar a tentativas descontroladas de passagem das fronteiras e, para impedir que tal aconteça, o Governo esloveno propõe uma alteração à lei adotada no ano passado que permite o recurso ao exército para controlar a fronteira, de forma a alargar esta permissão à polícia.

Desde meados de outubro último, passaram pela Eslovénia mais de 460.000 refugiados, em alguns períodos a um ritmo de 10.000 pessoas por dia. Todos tinham como destino a Alemanha, Áustria ou algum país da Escandinávia.

Lusa

  • Ricardo Salgado constituído arguido no processo EDP

    País

    Ricardo Salgado foi constituído arguido no processo EDP. Uma notícia confirmada pela defesa do antigo banqueiro. A defesa de Ricardo Salgado diz ser falsa e despropositada a tese do Ministério Público e nega que o banqueiro tenha participado num suposto ato de corrupção em benefício do GES e da EDP.

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • Passageiros do voo da Southwest Airlines usaram as máscaras de oxigénio ao contrário

    Mundo

    Uma pessoa morreu e sete outras ficaram feridas esta terça-feira depois de um avião da Southwest Airlines ter aterrado de emergência no aeroporto de Filadélfia, nos Estados Unidos. Ao longo da semana várias pessoas ligadas à aviação fizeram comentários sobre a forma como os passageiros utilizaram as máscaras de oxigénio, como é o caso de Bobby Laurie, um ex-comissário de bordo.

    SIC

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Cultura

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16