sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Navio de cruzeiro vai acolher 1.800 refugiados na Suécia

A Suécia quer alojar perto de 1.800 refugiados num antigo navio de cruzeiro. De acordo com a Agência Sueca para a Migração, o Governo de Estocolmo está prestes a fechar o contrato de um ano com um armador norte-americano. O preço diário por pessoa será de 48 euros por dia.

"Estou muito satisfeito. Isto significa que estamos preparados, que não vamos acabar por não ter um teto para oferecer às pessoas", disse à imprensa sueca Willis Åberg, responsável da Agência Sueca para a Migração.

Com cerca de 10 mil emigrantes a entrar na Suécia semanalmente, os centros de acolhimento já estão lotados e a opção tem sido instalar camas em igrejas, ginásios e até em unidades hoteleiras desocupadas.

O navio "Ocean Gala" foi retirado do circuito de cruzeiros em dezembro do ano passado e estava a ser reconvertido num hotel flutuante. O luxuoso navio percorreu durante décadas os mares das Caraíbas e do Mediterrâneo.

A embarcação deve ficar ancorada num porto do mar Báltico, a cerca de 400 quilómetros da capital.

  • Atrás das Câmaras na Lousã
    1:47

    Atrás das Câmaras

    Além da cobertura das várias campanhas para as eleições autárquicas, a SIC está a percorrer o país para ouvir as historias dos municípios e dos eleitores. Até às autárquicas, o programa Opinião Pública dá lugar ao Atrás das Câmaras, que hoje está na Lousã. Para ver na SIC Notícias, a partir das 11:00.

  • Atrás das Câmaras em Ílhavo para conhecer projetos ligados ao mar
    4:14
  • O homem que denunciou casos de fome em Setúbal nos anos 80
    1:41