sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Navio de cruzeiro vai acolher 1.800 refugiados na Suécia

A Suécia quer alojar perto de 1.800 refugiados num antigo navio de cruzeiro. De acordo com a Agência Sueca para a Migração, o Governo de Estocolmo está prestes a fechar o contrato de um ano com um armador norte-americano. O preço diário por pessoa será de 48 euros por dia.

"Estou muito satisfeito. Isto significa que estamos preparados, que não vamos acabar por não ter um teto para oferecer às pessoas", disse à imprensa sueca Willis Åberg, responsável da Agência Sueca para a Migração.

Com cerca de 10 mil emigrantes a entrar na Suécia semanalmente, os centros de acolhimento já estão lotados e a opção tem sido instalar camas em igrejas, ginásios e até em unidades hoteleiras desocupadas.

O navio "Ocean Gala" foi retirado do circuito de cruzeiros em dezembro do ano passado e estava a ser reconvertido num hotel flutuante. O luxuoso navio percorreu durante décadas os mares das Caraíbas e do Mediterrâneo.

A embarcação deve ficar ancorada num porto do mar Báltico, a cerca de 400 quilómetros da capital.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07

    Mundo

    O Conselho de Segurança das Nações Unidas chegou este sábado a acordo sobre o cessar-fogo na Síria, depois de três dias de intensas negociações para evitar o veto da Rússia. As tréguas vão durar 30 dias e permitir a entrada de ajuda humanitária em Ghouta Oriental, a região mais atingida pela guerra na Síria, nesta altura. Em apenas sete dias, os bombardeamentos do regime fizeram mais de 500 mortos.

  • Portugueses e espanhóis protestam em Salamanca contra mina de urânio
    0:38

    País

    O Bloco de esquerda desafia o Governo português a exigir às autoridades espanholas uma avaliação do impacto ambiental da mina de urânio a 40 quilómetros da fronteira portuguesa. Este caso está gerar contestação entre os ambientalistas. Várias associações portuguesas participaram este sábado numa manifestação em Salamanca. A Quercus diz-se preocupada com o impacto da mina de urânio no território português.

  • PS e PSD querem acordo sobre fundos e descentralização até ao verão
    3:07
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de três armas da PSP, recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avança hoje que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • As gravações que provam que as autoridades conheciam o perfil violento de Nikolas Cruz
    1:35