sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Centro para refugiados homossexuais abre na terça-feira em Berlim

O segundo centro para refugiados homossexuais na Alemanha abre na terça-feira em Berlim e vai acolher mais de 120 pessoas, disseram hoje os responsáveis da associação na origem do projeto.

reuters

A estrutura situa-se num edifício de quatro andares no leste da capital alemã, onde 29 apartamentos vão receber 122 refugiados homossexuais e transexuais, indicou Marcel de Groot, que dirige uma associação de aconselhamento dirigida aos homossexuais, a Schwulenberatung, numa conferência de imprensa.

Em centro do mesmo tipo, para oito pessoas, abriu a 01 de fevereiro em Nuremberga (sul) e foi o primeiro do género na Alemanha.

Muitos requerentes de asilo homossexuais vêm de países onde a sua orientação sexual "é considerada um crime", lembrou Groot, lamentando que uma vez na Alemanha eles continuem a ser vítimas de violência, verbal ou física, de ameaças e de discriminação por parte de outros refugiados e, por vezes, do pessoal de segurança.

O responsável insistiu na "necessidade absoluta" do centro agora criado para que "as pessoas possam lá viver sem temer a violência ou a discriminação".

"Alguns são 'apenas' insultados", a outros cospem-lhes ou "são ameaçados, há muitos exemplos. O medo é insuportável, eu sei, eu vivi isso", disse Mahmoud Hassino, jornalista sírio e ativista 'gay' que fugiu da Síria em 2014 e trabalha agora na Schwulenberatung.

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.