sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Ban Ki-Moon preocupado com restrições na passagem nos Balcãs

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, expressou hoje preocupação com o aumento das restrições à passagem de migrantes nas fronteiras dos Balcãs, sublinhando que é contrária à Convenção Internacional dos Refugiados.

© Brendan McDermid / Reuters

As regras nas fronteiras da Áustria, Eslovénia, Croácia, Sérvia e Macedónia "não estão em conformidade" com a convenção de 1951, "porque a determinação individual do estatuto de refugiado e a avaliação das necessidades de proteção individual não são possíveis", afirmou o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric.

A Eslovénia, Croácia e Sérvia afirmaram hoje que vão restringir o número de entrada de migrantes no seu território a 580 por dia.

Aquele anúncio ocorre depois de a Áustria ter anunciado a semana passada que só vai aceitar 80 pedidos de asilo por dia e deixar passar diariamente 3.200 migrantes.

O número de requerentes de asilo que entram na Grécia a partir da Turquia continua sem diminuir e os encerramentos de fronteiras ao longo da rota dos Balcãs "estão a criar uma situação difícil à Grécia", acrescentou.

Ban Ki-Moon está "plenamente consciente das pressões sentidas por muitos países europeus durante a crise migratória", disse Stephane Dujarric.

"Contudo, pede a todos os países para manterem as suas fronteiras abertas e para agirem com espírito de responsabilidade, partilha e solidariedade, incluindo através do aumento dos serviços legais disponibilizados para os migrantes terem acesso ao asilo.

Cerca de 120.000 migrantes já chegaram este ano à Europa, segundo a agência da ONU para os Refugiados.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.