sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Bélgica intercetou 224 migrantes na quinta-feira na fronteira com a França

O Ministério do Interior belga informou hoje terem sido intercetados 224 migrantes, na quinta-feira, na fronteira com a França, na sequência do aumento de controlos para bloquear chegadas desde as áreas francesas de Calais ou Dunquerque.

(arquivo)

(arquivo)

© Yannis Behrakis / Reuters (Arquivo)

Com a mobilização de 250 a 290 polícias, o ministério informou terem sido intercetados nos controlos instalados na zona da Flandres Ocidental 224 pessoas, enquanto no dia anterior tinham sido 102 e na terça-feira 32.

Segundo o ministério, citado pela agência noticiosa Belga, a utilização de um helicóptero permitiu detetar um grupo de 40 pessoas.

O governo belga decidiu reforçar o controlo na fronteira para prevenir a formação de acampamentos de migrantes e refugiados que pretendem viajar para a Grã-Bretanha, à semelhança de Calais, onde está a ser desmantelada parte da denominada "selva".

Cerca de 4.000 migrantes, oriundos sobretudo da África subsaariana, vivem em condições muito precárias no campo, à espera de uma oportunidade para atravessar clandestinamente o Canal de Mancha e chegar ao Reino Unido.

Segundo a prefeitura de Calais, o despejo afeta "800 a 1.000" pessoas, mas a organização britânica Help Refugees aponta para "3.450 pessoas, entre as quais 300 menores desacompanhados".

Os migrantes afetados terão de se mudar para um centro de acolhimento provisório aberto em janeiro na parte norte da "selva" ou para outros centros de acolhimento noutras localidades de França.

Segundo representantes de várias organizações de apoio aos migrantes, estas soluções "não são suficientes" porque não há lugar para todos.

Lusa

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.

  • Presidente do Brasil formalmente acusado de corrupção

    Mundo

    O Procurador-Geral da República do Brasil apresentou na noite de segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia contra o Presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pelo crime de corrupção passiva.

  • Reconquista de Mossul ao Daesh pode estar para breve
    1:27
  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.