sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Bélgica intercetou 224 migrantes na quinta-feira na fronteira com a França

O Ministério do Interior belga informou hoje terem sido intercetados 224 migrantes, na quinta-feira, na fronteira com a França, na sequência do aumento de controlos para bloquear chegadas desde as áreas francesas de Calais ou Dunquerque.

(arquivo)

(arquivo)

© Yannis Behrakis / Reuters (Arquivo)

Com a mobilização de 250 a 290 polícias, o ministério informou terem sido intercetados nos controlos instalados na zona da Flandres Ocidental 224 pessoas, enquanto no dia anterior tinham sido 102 e na terça-feira 32.

Segundo o ministério, citado pela agência noticiosa Belga, a utilização de um helicóptero permitiu detetar um grupo de 40 pessoas.

O governo belga decidiu reforçar o controlo na fronteira para prevenir a formação de acampamentos de migrantes e refugiados que pretendem viajar para a Grã-Bretanha, à semelhança de Calais, onde está a ser desmantelada parte da denominada "selva".

Cerca de 4.000 migrantes, oriundos sobretudo da África subsaariana, vivem em condições muito precárias no campo, à espera de uma oportunidade para atravessar clandestinamente o Canal de Mancha e chegar ao Reino Unido.

Segundo a prefeitura de Calais, o despejo afeta "800 a 1.000" pessoas, mas a organização britânica Help Refugees aponta para "3.450 pessoas, entre as quais 300 menores desacompanhados".

Os migrantes afetados terão de se mudar para um centro de acolhimento provisório aberto em janeiro na parte norte da "selva" ou para outros centros de acolhimento noutras localidades de França.

Segundo representantes de várias organizações de apoio aos migrantes, estas soluções "não são suficientes" porque não há lugar para todos.

Lusa

  • Chuva deixa em alerta 12 distritos do continente

    País

    Doze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, que pode ser pontualmente forte e acompanhada por trovoadas e granizo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • A experiência de um embaixador português na Coreia do Norte
    2:58

    País

    A Coreia do Norte tem o maior orçamento militar do mundo e o seu arsenal nuclear acaba por dar-lhe acesso a uma possível cimeira com os Estados Unidos. A pobreza e o culto da personalidade foram testemunhados pelo embaixador, José Manuel de Jesus, que visitou várias vezes Pyongyang.

  • EUA expulsa dois diplomatas venezuelanos e dá-lhes 48 horas para deixarem o país

    Mundo

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu um prazo de 48 horas para sairem do país. A decisão é a resposta ao anúncio de Presidente da Venezuela de expulsar o encarregado de negócios e o chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson e Brian Naranjo, respetivamente.