sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Grécia recusa visita de ministra do Interior austríaca

​A Grécia recusou uma visita pedida pela ministra do Interior austríaca, aumentando a tensão política entre Atenas e Viena sobre a questão dos refugiados, indicou hoje fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros grego.

Johanna Mikl-Leitner, ministra do Interior austríaca (ao ventro na fila da frente). A Grécia acusa a Áustria de encorajar vários países dos Balcãs a limitar a entrada de refugiados.

Johanna Mikl-Leitner, ministra do Interior austríaca (ao ventro na fila da frente). A Grécia acusa a Áustria de encorajar vários países dos Balcãs a limitar a entrada de refugiados.

© Leonhard Foeger / Reuters

Citada pela agência noticiosa ANA, a fonte afirmou que as autoridades de Atenas recusaram a visita proposta por Johanna Mikl-Leitner, sem avançar mais pormenores.

A rejeição surge um dia depois de as autoridades gregas terem chamado para consultas o embaixador helénico em Viena, medida de retaliação contra a decisão austríaca de deixar Atenas fora de uma reunião sobre a migração nos Balcãs.

A Grécia sustenta que a Áustria tem encorajado vários países dos Balcãs a restringir os postos fronteiriços nas principais rotas migrantes, obrigando os refugiados a procurar entradas na Europa através das ilhas gregas.

Lusa

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.