sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Grécia recusa visita de ministra do Interior austríaca

​A Grécia recusou uma visita pedida pela ministra do Interior austríaca, aumentando a tensão política entre Atenas e Viena sobre a questão dos refugiados, indicou hoje fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros grego.

Johanna Mikl-Leitner, ministra do Interior austríaca (ao ventro na fila da frente). A Grécia acusa a Áustria de encorajar vários países dos Balcãs a limitar a entrada de refugiados.

Johanna Mikl-Leitner, ministra do Interior austríaca (ao ventro na fila da frente). A Grécia acusa a Áustria de encorajar vários países dos Balcãs a limitar a entrada de refugiados.

© Leonhard Foeger / Reuters

Citada pela agência noticiosa ANA, a fonte afirmou que as autoridades de Atenas recusaram a visita proposta por Johanna Mikl-Leitner, sem avançar mais pormenores.

A rejeição surge um dia depois de as autoridades gregas terem chamado para consultas o embaixador helénico em Viena, medida de retaliação contra a decisão austríaca de deixar Atenas fora de uma reunião sobre a migração nos Balcãs.

A Grécia sustenta que a Áustria tem encorajado vários países dos Balcãs a restringir os postos fronteiriços nas principais rotas migrantes, obrigando os refugiados a procurar entradas na Europa através das ilhas gregas.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47