sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Grécia recusa visita de ministra do Interior austríaca

​A Grécia recusou uma visita pedida pela ministra do Interior austríaca, aumentando a tensão política entre Atenas e Viena sobre a questão dos refugiados, indicou hoje fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros grego.

Johanna Mikl-Leitner, ministra do Interior austríaca (ao ventro na fila da frente). A Grécia acusa a Áustria de encorajar vários países dos Balcãs a limitar a entrada de refugiados.

Johanna Mikl-Leitner, ministra do Interior austríaca (ao ventro na fila da frente). A Grécia acusa a Áustria de encorajar vários países dos Balcãs a limitar a entrada de refugiados.

© Leonhard Foeger / Reuters

Citada pela agência noticiosa ANA, a fonte afirmou que as autoridades de Atenas recusaram a visita proposta por Johanna Mikl-Leitner, sem avançar mais pormenores.

A rejeição surge um dia depois de as autoridades gregas terem chamado para consultas o embaixador helénico em Viena, medida de retaliação contra a decisão austríaca de deixar Atenas fora de uma reunião sobre a migração nos Balcãs.

A Grécia sustenta que a Áustria tem encorajado vários países dos Balcãs a restringir os postos fronteiriços nas principais rotas migrantes, obrigando os refugiados a procurar entradas na Europa através das ilhas gregas.

Lusa

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.