sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Grécia recusa visita de ministra do Interior austríaca

​A Grécia recusou uma visita pedida pela ministra do Interior austríaca, aumentando a tensão política entre Atenas e Viena sobre a questão dos refugiados, indicou hoje fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros grego.

Johanna Mikl-Leitner, ministra do Interior austríaca (ao ventro na fila da frente). A Grécia acusa a Áustria de encorajar vários países dos Balcãs a limitar a entrada de refugiados.

Johanna Mikl-Leitner, ministra do Interior austríaca (ao ventro na fila da frente). A Grécia acusa a Áustria de encorajar vários países dos Balcãs a limitar a entrada de refugiados.

© Leonhard Foeger / Reuters

Citada pela agência noticiosa ANA, a fonte afirmou que as autoridades de Atenas recusaram a visita proposta por Johanna Mikl-Leitner, sem avançar mais pormenores.

A rejeição surge um dia depois de as autoridades gregas terem chamado para consultas o embaixador helénico em Viena, medida de retaliação contra a decisão austríaca de deixar Atenas fora de uma reunião sobre a migração nos Balcãs.

A Grécia sustenta que a Áustria tem encorajado vários países dos Balcãs a restringir os postos fronteiriços nas principais rotas migrantes, obrigando os refugiados a procurar entradas na Europa através das ilhas gregas.

Lusa

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14