sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Vídeo da ONU lembra aos checos que já foram refugiados

Um vídeo colocado no YouTube pela agência da ONU para os refugiados lembra à República Checa, um dos países europeus mais reticentes a acolher refugiados, que num passado recente os seus próprios cidadãos estiveram numa situação semelhante.

UNHCRCentralEurope

UNHCRCentralEurope

O curto vídeo, de 1:10 minutos e intitulado "República Checa: Antes éramos nós os refugiados" ("Czech Republic. We Were the Refugees Once"), retrata a espetacular fuga de um pai e do filho pequeno que em 1988 atravessaram a fronteira entre a Checoslováquia e a Áustria numa asa delta com motor.

O vídeo do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) foi visto por mais de 7.300 pessoas em menos de dois dias, mas suscitou críticas no espaço de comentários do YouTube por internautas que o consideraram "um insulto" ou "propaganda neomarxista".

Durante o regime comunista checoslovaco (1948-1989), cerca de 220.000 pessoas emigraram ilegalmente do país.

A percentagem de estrangeiros na República Checa era, em 2014, de 4,2% da população, abaixo da média da União Europeia (6,7%).

A maioria dos estrangeiros no país é de nacionalidade ucraniana ou de outros países da UE, muitos deles da Eslováquia, que se separou da República Checa em 1993.

Na atual crise migratória, a República Checa é um dos países que têm manifestado fortes reservas ao acolhimento de refugiados, por serem maioritariamente muçulmanos.

O presidente checo, Milos Zeman, afirmou no discurso de Natal que a Europa enfrenta "uma invasão organizada" e criticou os jovens sírios e iraquianos que viajam sem família para a Europa por não "pegarem em armas" para libertarem a pátria.

Em 2015, Praga apenas concedeu o estatuto de refugiado a 70 dos 1.400 pedidos que recebeu.

Lusa

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC

  • Presidente do Uganda quer proibir sexo oral

    Mundo

    O Presidente do Uganda emitiu um aviso público durante um conferência de imprensa anunciando que vai banir a prática de sexo oral no país. Yoweri Museveni justifica o ato, explicando que "a boca serve para comer".

    SIC