sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Registados confrontos durante demolição de parte de campo de migrantes em Calais

As autoridades francesas iniciaram hoje o desmantelamento de parte do campo de migrantes de Calais, norte de França, que degenerou em confrontos com a polícia.

LAURENT DUBRULE

Durante anos, os migrantes, principalmente da Síria, Afeganistão e Sudão, foram acampando naquele local com a esperança de conseguir chegar clandestinamente ao Reino Unido através do Canal da Mancha.

Os confrontos eclodiram quando as autoridades começaram a destruir os abrigos improvisados no sul do campo, conhecido como "Jungle" (selva em inglês).

A polícia atirou granadas de gás lacrimogéneo contra os migrantes e membros do grupo ativista britânico "Sem Fronteiras", que protestavam e incendiaram cerca de 20 abrigos.

Três membros do grupo ativista e um migrante foram detidos, segundo as autoridades.

As autoridades locais, que prometeram que ninguém seria retirado à força daquele campo, referiram que 3.700 pessoas viviam no local, das quais entre 800 e 1.000 vão ser afetadas pela evacuação.

Instituições de caridade referiram que, segundo um último censo, na parte demolida viviam 3.450 pessoas, incluindo 300 crianças não acompanhadas.

Os migrantes retirados foram aconselhados a instalar-se em contentores climatizados na parte norte do campo ou num dos 100 centros de acolhimentos em toda a França.

A evacuação da parte sul da "Selva" foi contestada em tribunal por um grupo de migrantes e organizações, mas a justiça decidiu na passada quinta-feira a favor do Estado.

Lusa

  • Criança de 2 anos desaparecida em Sintra

    País

    As autoridades estão este domingo a fazer buscas na zona do bairro de Santa Marta, em Casal de Cambra, Sintra, na sequência do alerta do desaparecimento de uma criança de dois anos, segundo fonte da PSP.

  • Fotografia que junta miss Israel e miss Iraque gera polémica
    1:28

    Mundo

    As candidatas a Miss Universo já se começaram a juntar em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde irá decorrer a cerimónia, no próximo fim de semana. Um evento que já está a dar que falar e tudo por causa de uma fotografia, que junta as misses do Iraque e de Israel.