sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Registados confrontos durante demolição de parte de campo de migrantes em Calais

As autoridades francesas iniciaram hoje o desmantelamento de parte do campo de migrantes de Calais, norte de França, que degenerou em confrontos com a polícia.

LAURENT DUBRULE

Durante anos, os migrantes, principalmente da Síria, Afeganistão e Sudão, foram acampando naquele local com a esperança de conseguir chegar clandestinamente ao Reino Unido através do Canal da Mancha.

Os confrontos eclodiram quando as autoridades começaram a destruir os abrigos improvisados no sul do campo, conhecido como "Jungle" (selva em inglês).

A polícia atirou granadas de gás lacrimogéneo contra os migrantes e membros do grupo ativista britânico "Sem Fronteiras", que protestavam e incendiaram cerca de 20 abrigos.

Três membros do grupo ativista e um migrante foram detidos, segundo as autoridades.

As autoridades locais, que prometeram que ninguém seria retirado à força daquele campo, referiram que 3.700 pessoas viviam no local, das quais entre 800 e 1.000 vão ser afetadas pela evacuação.

Instituições de caridade referiram que, segundo um último censo, na parte demolida viviam 3.450 pessoas, incluindo 300 crianças não acompanhadas.

Os migrantes retirados foram aconselhados a instalar-se em contentores climatizados na parte norte do campo ou num dos 100 centros de acolhimentos em toda a França.

A evacuação da parte sul da "Selva" foi contestada em tribunal por um grupo de migrantes e organizações, mas a justiça decidiu na passada quinta-feira a favor do Estado.

Lusa

  • Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.

  • PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
    1:19

    Economia

    O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.