sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

NATO diz que Damasco e Moscovo usam refugiados para desestabilizar Europa

O chefe das forças da NATO, o general Philip Breedlove, avisou hoje que Moscovo e Damasco utilizam deliberadamente a crise dos refugiados para desestabilizar a Europa.

© Chris Wattie / Reuters

"Juntos, a Rússia e o regime de Bashar al-Assad usam deliberadamente a migração para tentar dominar as estruturas europeias e acabar com a determinação europeia", afirmou o general na Comissão das Forças Armadas no Senado norte-americano.

O general norte-americano garantiu que Damasco utiliza barris de explosivos e Moscovo bombas não guiadas para empurrar os sírios para fora do país.

"Não vejo outra razão" para utilizar aqueles métodos, que "colocam em movimento os refugiados e garantem que se tornam um problema para outra pessoa", afirmou.

O general afirmou também que a Rússia é uma "ameaça existencial a longo prazo para os Estados Unidos" e para os seus "aliados e parceiros europeus".

Na Ucrânia, "continua a utilizar" todo o seu poder para desestabilizar o país, disse.

Os separatistas, apoiados por Moscovo, aumentaram os seus ataques recentemente, tendo sido registados 71 nas últimas 24 horas, acusou o general.

A administração do Presidente norte-americano, Barack Obama, reforçou a presença militar na Europa para dissuadir qualquer ataque contra Moscovo aos países da NATO, particularmente do Báltico, e pretende continuar a fazê-lo.

Lusa

  • Negócios do Fogo
    22:00
  • Direção da Raríssimas na Madeira demitiu-se em setembro
    1:58

    País

    Três representantes da Raríssimas na ilha da Madeira demitiram-se, em setembro, de costas voltas para a direção. A delegação da instituição na ilha começou em 2015 e fechou com as três demissões. Em entrevista à SIC, uma das antigas delegadas afirmou que todos os fundos angariados foram para a sede, em Lisboa, ficando depois sem dinheiro para pagar as despesas.

  • Deputado do PSD recusa vice-presidência da Raríssimas
    1:58

    País

    Nas reações políticas ao caso da Raríssimas, o PSD e CDS dizem que é preciso acionar todos os mecanismos legais apropriados para averiguar a situação. O deputado social-democrata, Ricardo Baptista Leite, que tinha sido convidado recentemente para vice-presidente da instituição, diz que já não há condições para tomar posse.

  • Turistas aproveitam nevão na Serra da Estrela
    1:23
  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59
  • Dezenas de feridos em protestos contra decisão de Trump em Israel
    1:55
  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.