sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

NATO diz que Damasco e Moscovo usam refugiados para desestabilizar Europa

O chefe das forças da NATO, o general Philip Breedlove, avisou hoje que Moscovo e Damasco utilizam deliberadamente a crise dos refugiados para desestabilizar a Europa.

© Chris Wattie / Reuters

"Juntos, a Rússia e o regime de Bashar al-Assad usam deliberadamente a migração para tentar dominar as estruturas europeias e acabar com a determinação europeia", afirmou o general na Comissão das Forças Armadas no Senado norte-americano.

O general norte-americano garantiu que Damasco utiliza barris de explosivos e Moscovo bombas não guiadas para empurrar os sírios para fora do país.

"Não vejo outra razão" para utilizar aqueles métodos, que "colocam em movimento os refugiados e garantem que se tornam um problema para outra pessoa", afirmou.

O general afirmou também que a Rússia é uma "ameaça existencial a longo prazo para os Estados Unidos" e para os seus "aliados e parceiros europeus".

Na Ucrânia, "continua a utilizar" todo o seu poder para desestabilizar o país, disse.

Os separatistas, apoiados por Moscovo, aumentaram os seus ataques recentemente, tendo sido registados 71 nas últimas 24 horas, acusou o general.

A administração do Presidente norte-americano, Barack Obama, reforçou a presença militar na Europa para dissuadir qualquer ataque contra Moscovo aos países da NATO, particularmente do Báltico, e pretende continuar a fazê-lo.

Lusa

  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.