sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Um em cada três requerentes de asilo na Alemanha é menor de idade

Um em cada três requerentes de asilo na Alemanha é menor de idade, afirmou hoje o governo alemão, acrescentando que o número de crianças ou adolescentes migrantes triplicou nos últimos três anos.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Umit Bektas / Reuters

Numa resposta a uma pergunta do grupo parlamentar Os Verdes, hoje divulgada pelo Bundestag (câmara baixa do Parlamento alemão), o executivo alemão esclareceu que no ano passado 137.479 menores apresentaram um pedido de asilo, o que representou 31,1 por cento do total de pedidos registados (441.899).

Em termos globais, entraram na Alemanha em 2015 cerca de 1,1 milhões de requerentes de asilo. Mas, várias centenas de milhares não conseguiram ainda apresentar formalmente o pedido, devido ao colapso dos serviços administrativos.

Segundo a informação disponibilizada pelo governo alemão, a maioria dos menores requerentes de asilo é oriunda da Síria (42.097), Albânia (18.918), Afeganistão (13.772), Kosovo (12.174), Iraque (9.247) e Sérvia (8.377).

Cerca de 10% dos menores que solicitaram asilo (14.439) chegaram sozinhos ao território alemão.

Em 2013, o número de menores que solicitaram asilo na Alemanha rondava os 38.790, dos quais 2.485 eram menores sem qualquer apoio familiar. No ano seguinte, o número subiu para 54.988, incluindo 4.399 crianças ou adolescentes que estavam sozinhos.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Mais de duas mil pessoas retiradas do fogo junto ao parque Doñana, no Sul de Espanha

    Mundo

    O incêndio florestal começou ainda na noite deste sábado na aldeia de Las Peñuelas de Moguer, na província de Huelva e obrigou à evacuação de várias localidades e à retirada de mais de duas mil pessoas, de vários alojamentos turísticos (incluindo o Parador de Mazagon, dois parques de campismo e um hotel). Foi ainda ativado o plano de emergência da província.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.