sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Um em cada três requerentes de asilo na Alemanha é menor de idade

Um em cada três requerentes de asilo na Alemanha é menor de idade, afirmou hoje o governo alemão, acrescentando que o número de crianças ou adolescentes migrantes triplicou nos últimos três anos.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Umit Bektas / Reuters

Numa resposta a uma pergunta do grupo parlamentar Os Verdes, hoje divulgada pelo Bundestag (câmara baixa do Parlamento alemão), o executivo alemão esclareceu que no ano passado 137.479 menores apresentaram um pedido de asilo, o que representou 31,1 por cento do total de pedidos registados (441.899).

Em termos globais, entraram na Alemanha em 2015 cerca de 1,1 milhões de requerentes de asilo. Mas, várias centenas de milhares não conseguiram ainda apresentar formalmente o pedido, devido ao colapso dos serviços administrativos.

Segundo a informação disponibilizada pelo governo alemão, a maioria dos menores requerentes de asilo é oriunda da Síria (42.097), Albânia (18.918), Afeganistão (13.772), Kosovo (12.174), Iraque (9.247) e Sérvia (8.377).

Cerca de 10% dos menores que solicitaram asilo (14.439) chegaram sozinhos ao território alemão.

Em 2013, o número de menores que solicitaram asilo na Alemanha rondava os 38.790, dos quais 2.485 eram menores sem qualquer apoio familiar. No ano seguinte, o número subiu para 54.988, incluindo 4.399 crianças ou adolescentes que estavam sozinhos.

Lusa

  • Está uma baleia no Cais do Sodré, em Lisboa

    País

    A capitania do Porto de Lisboa confirma a notícia. O cetáceo, um cachalote pigmeu com cerca de dois metros, está morto. Encontra-se encalhado junto à marge norte do Rio Tejo. A situação está a ser acompanhada pelas autoridades.

    Última Hora

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • 14 sacerdotes suspensos por abusos sexuais no Chile

    Mundo

    A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou na terça-feira a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. Todos eles pertenciam a um grupo de se autointitulou de "La Familia", segundo a investigação jornalística.