sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia Marítima resgata 45 migrantes no Mar Egeu

A equipa da Polícia Marítima, em missão na ilha grega de Lesbos, resgatou 45 migrantes que realizavam a travessia num barco, entre a Turquia e a Grécia, indicou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Giorgos Moutafis / Reuters

Durante uma patrulha, a equipa da Polícia Marítima (PM) localizou, na quinta-feira, um barco que se dirigia para a ilha de Lesbos e estava sobrelotado, com a maioria das pessoas a bordo sem colete salva-vidas, adianta a AMN, em comunicado.

Segundo a AMN, a patrulha portuguesa mandou parar o barco e recolheu os 45 migrantes a bordo, para os entregar às autoridades gregas e aos elementos da agência de controlo de fronteiras europeia FRONTEX que realizam o controlo de refugiados e migrantes.

Durante o trajeto até terra, os elementos da PM distribuíram águas e garantiu que todos os migrantes se encontravam bem.

No total, a PM resgatou 45 migrantes, dos quais 12 eram crianças, 11 mulheres e 22 homens.

Uma equipa da Polícia Marítima está no Mar Egeu, na Grécia, desde 01 de outubro do ano passado, no âmbito de uma operação da Agência Europeia da Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex).

A operação, denominada "Poseidon Sea 2015", tem "o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço".

Segundo a AMN, a patrulha portuguesa resgatou, até ao momento, 2.530 migrantes e refugiados, 649 dos quais bebés e crianças.

A missão da Polícia Marítima no mar Egeu, de apoio à guarda-costeira grega, termina a 30 de setembro deste ano.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27

    Ataque em Barcelona

    Os corpos das vítimas portuguesas do atentado de Barcelona vão ser trasladados para Portugal na segunda-feira. A garantia foi dada pelo Secretário de Estado das Comunidades que regressou este sábado à noite de Espanha. José Luís Carneiro avançou ainda que não há mais feridos de nacionalidade portuguesa. 

  • Incêndio lavra na Serra da Estrela
    1:44
  • Ribeira de Pena passa noite em claro
    1:32

    País

    Em Vila Real, as chamas levaram ontem ao corte da A7, no troço entre Ribeira de Pena e o Arco de Baúlhe. Foi uma noite em claro, com vários focos de incêndio.

  • José Eduardo dos Santos apelou ao voto em Angola
    2:07

    Mundo

    Faltam quatro dias para as eleições em Angola, as primeiras sem Eduardo dos Santos como candidato. Mesmo fora de cena, o ainda Presidente apareceu ao lado do cabeça de lista do MPLA para apelar ao voto e dizer que está convencido que João Lourenço vai ser o seu sucessor.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38