sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia Marítima resgata 45 migrantes no Mar Egeu

A equipa da Polícia Marítima, em missão na ilha grega de Lesbos, resgatou 45 migrantes que realizavam a travessia num barco, entre a Turquia e a Grécia, indicou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Giorgos Moutafis / Reuters

Durante uma patrulha, a equipa da Polícia Marítima (PM) localizou, na quinta-feira, um barco que se dirigia para a ilha de Lesbos e estava sobrelotado, com a maioria das pessoas a bordo sem colete salva-vidas, adianta a AMN, em comunicado.

Segundo a AMN, a patrulha portuguesa mandou parar o barco e recolheu os 45 migrantes a bordo, para os entregar às autoridades gregas e aos elementos da agência de controlo de fronteiras europeia FRONTEX que realizam o controlo de refugiados e migrantes.

Durante o trajeto até terra, os elementos da PM distribuíram águas e garantiu que todos os migrantes se encontravam bem.

No total, a PM resgatou 45 migrantes, dos quais 12 eram crianças, 11 mulheres e 22 homens.

Uma equipa da Polícia Marítima está no Mar Egeu, na Grécia, desde 01 de outubro do ano passado, no âmbito de uma operação da Agência Europeia da Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex).

A operação, denominada "Poseidon Sea 2015", tem "o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço".

Segundo a AMN, a patrulha portuguesa resgatou, até ao momento, 2.530 migrantes e refugiados, 649 dos quais bebés e crianças.

A missão da Polícia Marítima no mar Egeu, de apoio à guarda-costeira grega, termina a 30 de setembro deste ano.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47