sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Portugal recebe grupo de 68 refugiados vindos da Grécia

Portugal recebe grupo de 68 refugiados vindos da Grécia

Portugal recebe na próxima madrugada 68 refugiados que já têm colocação atribuída em vários locais do território nacional. O voo chega a Lisboa com origem na Grécia, trazendo na maioria sirios e iraquianos.

O voo foi especialmente fretado pelo Gabinete Europeu de Apoio em matéria de Asilo (EASO),com chegada prevista para as 05:25, no aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, e ocorrerá "simbolicamente" no mesmo dia do Conselho União Europeia-Turquia.

"É esta presença de pleno direito na Europa que queremos realçar no dia em que se realiza esta cimeira decisiva para discutir no quadro europeu o drama dos refugiados", apontou Eduardo Cabrita.

Lembrando que "o primeiro-ministro manifestou recentemente a disponibilidade para acolher cerca de 10 mil refugiados", o ministro-Adjunto referiu que "Portugal tem estado à altura do compromisso europeu" em matéria e acolhimento de refugiados.

Realçou igualmente o facto de o plano de acolhimento em Portugal pretender dar "planos de vida" a estas pessoas, designadamente com a integração em universidades, institutos politécnicos ou escolas profissionais ou em atividades profissionais.

O ministro adiantou que além destas 68 pessoas, Portugal também deverá receber, já na próxima semana e em voos comerciais normais que partirão da Grécia e de Itália, mais 50 refugiados das várias nacionalidades referidas como prioritárias no programa europeu de acolhimento.

O grupo que chega na madrugada de segunda-feira é essencialmente constituído por sírios e iraquianos, havendo várias famílias (algumas com crianças) e pessoas isoladas.

Questionado sobre as questões de segurança, Eduardo Cabrita referiu que esse "controlo é previamente realizado" em consonância com os países de onde os refugiados partem e com as autoridades portuguesas.

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.