sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Portugal recebe grupo de 68 refugiados vindos da Grécia

Portugal recebe grupo de 68 refugiados vindos da Grécia

Portugal recebe na próxima madrugada 68 refugiados que já têm colocação atribuída em vários locais do território nacional. O voo chega a Lisboa com origem na Grécia, trazendo na maioria sirios e iraquianos.

O voo foi especialmente fretado pelo Gabinete Europeu de Apoio em matéria de Asilo (EASO),com chegada prevista para as 05:25, no aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, e ocorrerá "simbolicamente" no mesmo dia do Conselho União Europeia-Turquia.

"É esta presença de pleno direito na Europa que queremos realçar no dia em que se realiza esta cimeira decisiva para discutir no quadro europeu o drama dos refugiados", apontou Eduardo Cabrita.

Lembrando que "o primeiro-ministro manifestou recentemente a disponibilidade para acolher cerca de 10 mil refugiados", o ministro-Adjunto referiu que "Portugal tem estado à altura do compromisso europeu" em matéria e acolhimento de refugiados.

Realçou igualmente o facto de o plano de acolhimento em Portugal pretender dar "planos de vida" a estas pessoas, designadamente com a integração em universidades, institutos politécnicos ou escolas profissionais ou em atividades profissionais.

O ministro adiantou que além destas 68 pessoas, Portugal também deverá receber, já na próxima semana e em voos comerciais normais que partirão da Grécia e de Itália, mais 50 refugiados das várias nacionalidades referidas como prioritárias no programa europeu de acolhimento.

O grupo que chega na madrugada de segunda-feira é essencialmente constituído por sírios e iraquianos, havendo várias famílias (algumas com crianças) e pessoas isoladas.

Questionado sobre as questões de segurança, Eduardo Cabrita referiu que esse "controlo é previamente realizado" em consonância com os países de onde os refugiados partem e com as autoridades portuguesas.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.