sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Primeiro-ministro turco pronto para negociar integração na UE

Primeiro-ministro turco pronto para negociar integração na UE

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, afirmou que a reunião de hoje, em Bruxelas, com os líderes da União Europeia (UE) não se focará apenas na migração irregular, mas também no processo de integração da Turquia na UE.

À chegada para a reunião com os chefes de Estado e do Governo dos 28, incluindo o primeiro-ministro português, António Costa, o responsável turco sublinhou a necessidade de se olhar para "o quadro geral e não apenas a migração irregular".

"A Turquia está pronta para trabalhar com a UE e a cimeira de hoje não se vai apenas focar na migração social, mas também no processo turco de adesão", informou.

Davutoglu notou que esta é a segunda cimeira entre os responsáveis do espaço comunitário e as autoridades de Ancara em três meses, o que prova o "quanto indispensável é a União Europeia para a Turquia e a Turquia para a União Europeia".

"Temos vários desafios e a resposta é a solidariedade", disse.

Com Lusa

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.