sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Primeiro-ministro turco pronto para negociar integração na UE

Primeiro-ministro turco pronto para negociar integração na UE

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, afirmou que a reunião de hoje, em Bruxelas, com os líderes da União Europeia (UE) não se focará apenas na migração irregular, mas também no processo de integração da Turquia na UE.

À chegada para a reunião com os chefes de Estado e do Governo dos 28, incluindo o primeiro-ministro português, António Costa, o responsável turco sublinhou a necessidade de se olhar para "o quadro geral e não apenas a migração irregular".

"A Turquia está pronta para trabalhar com a UE e a cimeira de hoje não se vai apenas focar na migração social, mas também no processo turco de adesão", informou.

Davutoglu notou que esta é a segunda cimeira entre os responsáveis do espaço comunitário e as autoridades de Ancara em três meses, o que prova o "quanto indispensável é a União Europeia para a Turquia e a Turquia para a União Europeia".

"Temos vários desafios e a resposta é a solidariedade", disse.

Com Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47