sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Primeiro-ministro turco pronto para negociar integração na UE

Primeiro-ministro turco pronto para negociar integração na UE

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, afirmou que a reunião de hoje, em Bruxelas, com os líderes da União Europeia (UE) não se focará apenas na migração irregular, mas também no processo de integração da Turquia na UE.

À chegada para a reunião com os chefes de Estado e do Governo dos 28, incluindo o primeiro-ministro português, António Costa, o responsável turco sublinhou a necessidade de se olhar para "o quadro geral e não apenas a migração irregular".

"A Turquia está pronta para trabalhar com a UE e a cimeira de hoje não se vai apenas focar na migração social, mas também no processo turco de adesão", informou.

Davutoglu notou que esta é a segunda cimeira entre os responsáveis do espaço comunitário e as autoridades de Ancara em três meses, o que prova o "quanto indispensável é a União Europeia para a Turquia e a Turquia para a União Europeia".

"Temos vários desafios e a resposta é a solidariedade", disse.

Com Lusa

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".