sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Primeiro-ministro turco pronto para negociar integração na UE

Primeiro-ministro turco pronto para negociar integração na UE

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, afirmou que a reunião de hoje, em Bruxelas, com os líderes da União Europeia (UE) não se focará apenas na migração irregular, mas também no processo de integração da Turquia na UE.

À chegada para a reunião com os chefes de Estado e do Governo dos 28, incluindo o primeiro-ministro português, António Costa, o responsável turco sublinhou a necessidade de se olhar para "o quadro geral e não apenas a migração irregular".

"A Turquia está pronta para trabalhar com a UE e a cimeira de hoje não se vai apenas focar na migração social, mas também no processo turco de adesão", informou.

Davutoglu notou que esta é a segunda cimeira entre os responsáveis do espaço comunitário e as autoridades de Ancara em três meses, o que prova o "quanto indispensável é a União Europeia para a Turquia e a Turquia para a União Europeia".

"Temos vários desafios e a resposta é a solidariedade", disse.

Com Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.