sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Quase 900 refugiados foram recolocados, afirma Comissão Europeia

A Comissão Europeia anunciou hoje que foram recolocados 884 refugiados, a partir da Grécia e da Itália, ao abrigo do mecanismo europeu de recolocação, segundo o qual 160 mil pessoas devem ser acolhidas no espaço comunitário durante dois anos.

© Alexandros Avramidis / Reuter

No balanço divulgado hoje, Bruxelas indicou que Portugal recebeu 149 pessoas, 45 vindos de Itália e 84 provenientes dos registos efetuados na Grécia.

Os mesmos registos indicam a disponibilidade imediata das autoridades portuguesas em receberem 1.642 candidatos a proteção internacional, num compromisso de cerca de 4.500.

No total, Lisboa disponibilizou-se para receber cerca de 10 mil pessoas, depois de contactos feitos pelo Governo com alguns dos países sob maior pressão com a crise migratória: Alemanha, Áustria, Suécia, Grécia e Itália.

A nível dos repatriamentos, o executivo comunitário registou, desde setembro, 800 regressos de migrantes sem direito a asilo no espaço comunitário.

Lusa

  • Mais cinco ilhas dos Açores sob aviso vermelho

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quarta-feira para vermelho o aviso para as cinco ilhas do grupo central dos Açores, onde no Faial o vento atingiu os 150 quilómetros por hora.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.