sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Grécia anuncia mais oito centros de acolhimento para refugiados

A Grécia vai abrir oito novos centros de acolhimento temporário para refugiados após o encerramento efetivo da fronteira com a Macedónia e da rota dos Balcãs, com 42.000 pessoas encurraladas no país.

O porta-voz da coordenadora do Governo para a gestão de refugiados, Yorgos Kyritsis, precisou à agência noticiosa Efe que quatro das oito instalações -- todas complexos militares, um desativado e os restantes em funcionamento -- vão começar a funcionar hoje na região da Tessália, Grécia central.

"Dependendo das necessidades, as Forças Armadas disponibilizarão tendas de campanha, pelo que não podemos fornecer uma estimativa da sua capacidade".

Para além dos quartéis, foram ainda alugados dois hotéis em Termópilas (Grécia central) "com um deles pronto ainda hoje".

O primeiro centro de acolhimento na região do Épiro (nordeste), para onde serão transferidos 150 refugiados, também entrou hoje em funcionamento.

Um responsável municipal declarou à agência noticiosa Ana-Mpa que os habitantes da região do Épiro "têm muita sensibilidade sobre a questão dos refugiados porque uma boa parte dos seus antepassados imigraram para aqui vindos da região da Capadócia", na atual Turquia.

O porta-voz governamental confirmou que hoje vão ser colocados nestes novos centros perto de 1.000 pessoas, até agora instaladas no porto ateniense do Pireu, onde segundo os números oficias se encontram 3.300 migrantes.

Nas ilhas gregas encontram-se ainda 9.400 pessoas que aguardam transferência para os portos do Pireu e Kavala (norte). Nas últimas 24 horas foram registadas 2.373 pessoas que alcançaram as costas gregas provenientes da Turquia.

Na região fronteiriça de Idomeni, junto à fronteira com a Macedónia, concentram-se cerca de 20.000 pessoas em condições muito deficitárias, e com o mau tempo a dificultar as tarefas das diversas ONG no terreno.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.