sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Turquia não vai readmitir migrantes que já estão na Grécia

A Turquia não readmitirá os migrantes que já se encontram nas ilhas gregas no âmbito do projeto de acordo discutido na segunda-feira com os dirigentes da União Europeia (UE), declarou hoje o ministro dos Assuntos Europeus turco, Volkan Bozkir.

Alguns refugiados ficam a dormir no Aeroporto Internacional de Atenas, na Grécia.

Alguns refugiados ficam a dormir no Aeroporto Internacional de Atenas, na Grécia.

© Michalis Karagiannis / Reuter

Numa entrevista à agência pró-governamental Anatólia, Bozkir disse que a Turquia readmitirá "dezenas de milhares" de pessoas, "não centenas de milhares ou milhões", e estas "não incluirão os migrantes que estão atualmente nas ilhas gregas".

Discutido na segunda-feira numa cimeira em Bruxelas e visando dar uma resposta ao afluxo caótico de migrantes à Europa, o projeto de acordo prevê a readmissão pela Turquia de todos os migrantes que cheguem clandestinamente à Grécia.

Em troca, os europeus comprometer-se-iam a aceitar um requerente de asilo sírio por cada sírio reenviado para a Turquia.

Além disso, Ancara exigiu mais três mil milhões de euros de ajuda até 2018, uma isenção de vistos para os seus cidadãos que queiram viajar para a UE a partir do fim de junho e a rápida abertura de negociações relativas a cinco novos dossiers da adesão à União.

O acordo deve ser concluído até à próxima cimeira dos 28, a 17 e 18 de março.

A Turquia, que abriga no seu território 2,7 milhões de sírios forçados a fugirem do seu país devido à guerra, é o principal ponto de partida dos migrantes que querem chegar à Europa e os naufrágios no mar Egeu que a separa da Grécia são frequentes.

Na quarta-feira à noite, pelo menos cinco migrantes, entre os quais um bebé, morreram num naufrágio ao lado da costa noroeste da Turquia.

Lusa

  • Banco de Portugal melhora previsões de crescimento económico

    Economia

    O PIB vai crescer 1,8% em 2017 e regressar ao nível de 2008, de acordo com a previsão revista em alta do Banco de Portugal (BdP). No próximo ano, o desemprego deverá cair gradualmente e ficará abaixo dos 8% em 2019. Quanto às exportações, prevê que cresçam 6% em 2017.

    Em atualização

  • O Brexit começou
    1:42
  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.