sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 146 mil refugiados e migrantes chegaram à Europa desde início do ano

Mais de 146.000 refugiados e migrantes chegaram à Europa desde o início do ano através do mar Mediterrâneo e 455 morreram na travessia, anunciou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

© Stoyan Nenov / Reuters

Nos últimos dois meses e meio, mais de 137.160 migrantes e refugiados alcançaram a costa europeia através da rota do Mediterrâneo oriental, entre a Turquia e a Grécia. Durante a travessia, 354 pessoas morreram.

Outros 9.100 escolheram a rota do Mediterrâneo central, entre a Líbia e a Itália. Desde o início do ano, 97 pessoas perderam a vida nesta travessia.

No mesmo período, outros 400 migrantes fizeram o percurso entre a região do Magrebe e Espanha. Quatro pessoas morreram no percurso.

Apesar da maioria das chegadas estar concentrada na rota do Mediterrâneo oriental, por causa do conflito na Síria, Iraque e Afeganistão, o número de migrantes que está a optar pela rota entre a Líbia, Malta e Itália tem vindo a aumentar, segundo assinalou o porta-voz da OIM, Joel Millman, numa conferência de imprensa, em Genebra.

As 9.100 chegadas contabilizadas nesta rota até 10 de março deste ano representam um aumento significativo face ao período homólogo dos últimos dois anos. Em 2015, foram registadas 7.882 chegadas no mesmo período e, em 2014, cerca de 5.506.

"O tráfico de seres humanos no mar entre a Líbia e Itália aumentou 15% em comparação com o ano passado, e mais de 60% face a 2014", referiu Millman.

Na mesma conferência de imprensa, o porta-voz da OIM informou que a média diária de chegadas ao território grego ronda as 2.000 pessoas.

De acordo com as autoridades gregas, os migrantes e refugiados que chegam às costas helénicas são oriundos da Síria (47%), Afeganistão (27%), Iraque (17%), Irão (3%) e do Paquistão (3%).

Entre os migrantes e refugiados que chegam à Grécia, 44% são homens adultos, 22% são mulheres adultas e 34% são crianças, segundo indicaram os dados atualizados da OIM.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.