sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Extrema-direita nas ruas de Berlim contra "invasão" de refugiados

Cerca de 3.000 militantes da extrema-direita manifestaram-se hoje nas proximidades do edifício da chancelaria alemã, em Berlim, para exigir a demissão de Angela Merkel e, desta forma, "libertar" a Alemanha da "invasão" de refugiados e imigrantes.

© Fabrizio Bensch / Reuters

"Merkel deves ir" e "nós somos o povo" foram as palavras mais ouvidas pelos manifestante durante a marcha até ao Portão de Brandemburgo, que foram sempre acompanhados por um grande número de polícias para evitar confrontos com os participantes em outros dois protestos convocados por forças de esquerda com o slogan "nazis fora".

Com bandeiras alemãs e muitos deles com a cara escondida em capuzes e lenços, os manifestantes chamaram o Governo de Merkel de "traidor" e pediram o fim das políticas de asilo e refugiados e "islamização" do país.

Apenas separados pelas forças de segurança, cerca de mil pessoas manifestavam-se contra os militantes de extrema-direita, mostravam bandeiras e faixas contra a xenofobia e tentavam conter os slogans da extrema-direita com assobios e músicas.

A manifestação da extrema-direita decorria sem incidentes, até que a polícia foi obrigada a intervir quando dezenas de contramanifestantes tentaram bloquear a marcha que se dirigia para o centro de Berlim.

Cerca de 1.300 polícias foram mobilizados para as manifestações.

Lusa

  • Pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço

    País

    O pescador desapareceu na noite deste sábado no rio Minho, em Alvaredo, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil estão envolvidos nas buscas 15 operacionais e quatro viaturas.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • Mont-Saint-Michel evacuado "por precaução"

    Mundo

    O monumento do Monte Saint-Michel, no oeste de França, foi evacuado hoje de manhã "por precaução", tendo sido retirados os turistas e habitantes devido à presença de um suspeito que ameaçou as forças da ordem, anunciou a polícia francesa.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00