sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Extrema-direita nas ruas de Berlim contra "invasão" de refugiados

Cerca de 3.000 militantes da extrema-direita manifestaram-se hoje nas proximidades do edifício da chancelaria alemã, em Berlim, para exigir a demissão de Angela Merkel e, desta forma, "libertar" a Alemanha da "invasão" de refugiados e imigrantes.

© Fabrizio Bensch / Reuters

"Merkel deves ir" e "nós somos o povo" foram as palavras mais ouvidas pelos manifestante durante a marcha até ao Portão de Brandemburgo, que foram sempre acompanhados por um grande número de polícias para evitar confrontos com os participantes em outros dois protestos convocados por forças de esquerda com o slogan "nazis fora".

Com bandeiras alemãs e muitos deles com a cara escondida em capuzes e lenços, os manifestantes chamaram o Governo de Merkel de "traidor" e pediram o fim das políticas de asilo e refugiados e "islamização" do país.

Apenas separados pelas forças de segurança, cerca de mil pessoas manifestavam-se contra os militantes de extrema-direita, mostravam bandeiras e faixas contra a xenofobia e tentavam conter os slogans da extrema-direita com assobios e músicas.

A manifestação da extrema-direita decorria sem incidentes, até que a polícia foi obrigada a intervir quando dezenas de contramanifestantes tentaram bloquear a marcha que se dirigia para o centro de Berlim.

Cerca de 1.300 polícias foram mobilizados para as manifestações.

Lusa

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11