sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

John Kerry confiante sobre as conversações de paz na Síria

O secretário de Estado norte-americano John Kerry disse hoje que representantes dos Estados Unidos e da Rússia discutem neste sábado as violações do cessar-fogo na Síria, mas mostra-se convencido de que as conversações de paz se mantêm.

© Max Rossi / Reuters

"As nossas equipas vão encontrar-se hoje com a delegação da Rússia em Genebra e em Amã, onde vão analisar as alegações [sobre as violações do cessar-fogo], e eu estou a pedir um contacto com o ministro dos Negócios Estrangeiros [da Rússia] Sergei Lavrov ainda para hoje", disse Kerry, referindo-se às denúncias da oposição síria sobre a falta de respeito pelas tréguas que entraram em vigor no final de fevereiro.

O secretário de Estado norte-americano encontra-se de visita a King Khalid Military City, na Arábia Saudita, onde acompanha o processo sírio, visto que a próxima ronda de contactos em Genebra está agendada para segunda-feira.

De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, com sede em Londres, os raides aéreos da aviação de Damasco mataram sete civis em Alepo, na sexta-feira.

De acordo com a organização não-governamental, tratou-se da "mais séria violação do cessar-fogo na cidade desde a entrada em vigor das tréguas entre a oposição e o Governo".

Mesmo assim, Kerry, que abordou a questão síria com o rei Salman da Arábia Saudita, está convencido de que as violações ao cessar-fogo firmado a 27 de fevereiro não devem anular as conversações de paz marcadas para o dia 14 de março e que vão ser conduzidas pelas Nações Unidas, em Genebra.

"O nível de violência, de acordo com todos os dados, reduziu 80 ou 90 por cento o que é muito significativo", afirmou Kerry.

"Nós acreditamos que o início das conversações, na próxima semana, em Genebra, representa o momento crítico para a promoção de uma resposta política no contexto das negociações. É um momento que todos esperamos", acrescentou.

Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Adel al-Jubeir sublinhou que "as pessoas encaram o futuro da Síria sem o presidente Bashar al-Assad".

O afastamento do presidente sírio tem sido abordado de forma constante pela oposição, mas Damasco já deixou claro que rejeita discutir o assunto.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Síria disse hoje em Damasco que as pressões para o afastamento do presidente Bashar al-Assada continuam a ser uma "linha vermelha" que pode comprometer as conversações de Genebra.

Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • Moutinho e Raphael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.