sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Negociações entre UE e Turquia já vão na 3ª ronda bilateral

As negociações entre o primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, e a UE decorrem a nível bilateral, com os presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk, e da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ainda sem acordo para apresentar aos 28.

© POOL New / Reuters

Quando se esperava que Tusk tivesse uma proposta fechada com a Turquia para apresentar aos chefes de Estado e de Governo dos 28 - às 13:00 (12:00 de Lisboa) - os presidentes do Conselho e da Comissão e o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte (que assume a presidência semestral da UE) estavam a preparar-se para iniciar uma terceira ronda negocial com Davutoglu, segundo a mesma fonte.

O primeiro-ministro turco chegou às 08:30 à sede do Conselho Europeu e as negociações começaram imediatamente, à mesa do pequeno-almoço, tendo sido interrompidas já por duas vezes, para trabalho técnico sobre a proposta.

Em declarações à imprensa, à entrada para o Conselho, Davutoglu sublinhou que a questão dos refugiados não é para regatear.

Ancara está disposta a acolher mais refugiados, mas exige mais três mil milhões de euros, atribuição facilitada de vistos a cidadãos turcos e a aceleração do processo de adesão à UE, que contrapõe com a necessidade de respeito pelos direitos humanos e o primado da lei.

O mesmo responsável garantiu que "a UE e a Turquia têm o mesmo objetivo: ajudar os refugiados sírios", assinalando estar seguro de que irão ser atingidos os seus "objetivos de ajudar os refugiados, assim como de aprofundar as nossas relações".

Os líderes dos 28 vão hoje tentar chegar a acordo com a Turquia para a gestão da crise migratória e de refugiados, apresentando a Davutoglu a contraproposta às exigências de Ancara.

Se for alcançado um acordo com a Turquia, os 28 reunir-se-ão então com o chefe de Governo turco, que na cimeira celebrada a 7 de março em Bruxelas colocou em cima da mesa as exigências de Ancara para aceitar acolher migrantes que cheguem de forma irregular a solo europeu.

As reivindicações do governo turco levantaram muitas reticências entre alguns Estados-membros e organizações internacionais, como as Nações Unidas, inclusivamente ao nível do respeito do direito internacional e direitos humanos, subsistindo também problemas em torno da oposição de Chipre à abertura de novos capítulos no processo de adesão da Turquia à UE, enquanto não for solucionado o diferendo sobre a ocupação da parte norte da ilha.

Lusa

  • Ex-observador de árbitros terá informado Benfica sobre notificação a Rui Vitória
    1:57

    Desporto

    Novas revelações no caso dos e-mails, que envolve o Benfica, surgiram esta terça-feira. No Porto Canal, o diretor de comunicação do FC Porto revelou um e-mail onde um funcionário judicial e ex-observador de árbitros da Primeira Liga informa o Benfica sobre uma notificação ao treinador Rui Vitória. O e-mail foi alegadamente enviado para Paulo Gonçalves, assessor da SAD encarnada.

  • Acidente durante funeral em Miranda do Corvo causa 12 feridos
    2:39

    País

    Um acidente na zona de Miranda do Corvo fez esta terça-feira 12 feridos, um em estado grave. Foi durante um funeral, quando falharam os travões a um dos carros que seguia no cortejo, como explicou, em direto do local, o repórter Miguel Ângelo Marques.

  • Instalações militares vão ter reforço de segurança
    0:52

    Assalto em Tancos

    Depois do caso do roubo de material em Tancos, várias instalações militares vão sofrer um reforço de segurança do material que armazenam. As conclusões sobre o furto dos paióis de Tancos serviram de base às medidas anunciadas esta terça-feira pelo Ministério da Defesa. 

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Os elevadores do futuro
    7:13
  • Demências afetam 50 milhões de pessoas
    2:23

    Mundo

    Cinquenta milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 150 mil em Portugal sofrem de demências como o Alzheimer ou o Parkinson. Oitenta especialistas de 21 países reúnem-se esta semana na Fundação Champalimau, em Lisboa, para falar deste tipo de epidemia silenciosa.

  • Maria deixa 25 mil pessoas sem eletricidade em Guadalupe
    2:24
  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC