sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Negociações entre UE e Turquia já vão na 3ª ronda bilateral

As negociações entre o primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, e a UE decorrem a nível bilateral, com os presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk, e da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ainda sem acordo para apresentar aos 28.

© POOL New / Reuters

Quando se esperava que Tusk tivesse uma proposta fechada com a Turquia para apresentar aos chefes de Estado e de Governo dos 28 - às 13:00 (12:00 de Lisboa) - os presidentes do Conselho e da Comissão e o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte (que assume a presidência semestral da UE) estavam a preparar-se para iniciar uma terceira ronda negocial com Davutoglu, segundo a mesma fonte.

O primeiro-ministro turco chegou às 08:30 à sede do Conselho Europeu e as negociações começaram imediatamente, à mesa do pequeno-almoço, tendo sido interrompidas já por duas vezes, para trabalho técnico sobre a proposta.

Em declarações à imprensa, à entrada para o Conselho, Davutoglu sublinhou que a questão dos refugiados não é para regatear.

Ancara está disposta a acolher mais refugiados, mas exige mais três mil milhões de euros, atribuição facilitada de vistos a cidadãos turcos e a aceleração do processo de adesão à UE, que contrapõe com a necessidade de respeito pelos direitos humanos e o primado da lei.

O mesmo responsável garantiu que "a UE e a Turquia têm o mesmo objetivo: ajudar os refugiados sírios", assinalando estar seguro de que irão ser atingidos os seus "objetivos de ajudar os refugiados, assim como de aprofundar as nossas relações".

Os líderes dos 28 vão hoje tentar chegar a acordo com a Turquia para a gestão da crise migratória e de refugiados, apresentando a Davutoglu a contraproposta às exigências de Ancara.

Se for alcançado um acordo com a Turquia, os 28 reunir-se-ão então com o chefe de Governo turco, que na cimeira celebrada a 7 de março em Bruxelas colocou em cima da mesa as exigências de Ancara para aceitar acolher migrantes que cheguem de forma irregular a solo europeu.

As reivindicações do governo turco levantaram muitas reticências entre alguns Estados-membros e organizações internacionais, como as Nações Unidas, inclusivamente ao nível do respeito do direito internacional e direitos humanos, subsistindo também problemas em torno da oposição de Chipre à abertura de novos capítulos no processo de adesão da Turquia à UE, enquanto não for solucionado o diferendo sobre a ocupação da parte norte da ilha.

Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52
    Tempo Extra

    Tempo Extra

    3ª FEIRA 23:00

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que o blogue de Hugo Gil, associado ao Benfica, partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • Fredy Montero é reforço do Sporting

    Desporto

    O colombiano Fredy Montero está de regresso ao Sporting, anunciou o clube. O avançado de 30 anos já tinha vestido a camisola dos leões entre 2013 e 2015, antes de passar pelos chineses do Tianjin Teda e nos canadianos dos Vancouver Whitecaps.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, como já tinha sido divulgado, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • "É preciso namorar bem para que o namoro dê certo"
    2:31
  • Governo vai proibir refeições nos monumentos com estatuto de panteão
    0:53

    País

    O Governo vai acabar com as refeições no Panteão Nacional e em edifícios com estatuto semelhante, como os mosteiros dos Jerónimos e da Batalha. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo ministro da Cultura, no Parlamento. Luís Filipe Castro Mendes esclareceu que a decisão surge no âmbito da revisão do regulamento sobre os monumentos.