sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Grécia pede mais tempo para aplicar acordo entre UE e Turquia

O acordo entre a União Europeia e a Turquia que prevê que todos os migrantes ilegais que cheguem à Grécia a partir de domingo sejam repatriados não pode ser aplicado, afirmou hoje fonte do governo helénico.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Yannis Behrakis / Reuters

"O acordo sobre o reenvio de novos migrantes que cheguem às ilhas gregas deverá, segundo aquilo que foi estabelecido, entrar em vigor a 20 de março (domingo), mas um plano desse tipo não pode ser implementado em apenas 24 horas", afirmou o coordenador da política migratória do executivo de Alexis Tsipras, Giorgos Kyritsis.

O responsável referiu que após uma reunião de membros do governo, esta tarde, "o primeiro-ministro pediu a aplicação imediata do acordo" alcançado na sexta-feira, em Bruxelas.

"A verdade é que é preciso que as estruturas e o pessoal estejam preparados, e isso demora mais de 24 horas", sublinhou Kyritsis.

O acordo prevê o regresso à Turquia de todos os novos migrantes que cheguem no domingo à Grécia, mesmo os requerentes de asilo, como os sírios que fogem da guerra.

A Grécia obteve dos seus parceiros europeus o compromisso de um reforço imediato de cerca de 2.300 pessoas, entre as quais 400 especialistas em asilo e 400 tradutores, disse o primeiro-ministro, Alexis Tsipras.

Está igualmente previsto um apoio financeiro. Entretanto, Paris e Berlim estão prontos para enviar até 600 polícias e especialistas em asilo asseguraram, por seu turno, os ministros do Interior dos dois países em comunicado conjunto.

Hoje, milhares de pessoas manifestaram-se em várias cidades europeias em sinal de apoio aos migrantes que chegam ao Continente. As manifestações concentraram-se em Londres, Atenas, Viana, Barcelona, Amesterdão e em numerosas cidades suíças, segundo os jornalistas da AFP no local.

Lusa

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.