sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Grécia pede mais tempo para aplicar acordo entre UE e Turquia

O acordo entre a União Europeia e a Turquia que prevê que todos os migrantes ilegais que cheguem à Grécia a partir de domingo sejam repatriados não pode ser aplicado, afirmou hoje fonte do governo helénico.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Yannis Behrakis / Reuters

"O acordo sobre o reenvio de novos migrantes que cheguem às ilhas gregas deverá, segundo aquilo que foi estabelecido, entrar em vigor a 20 de março (domingo), mas um plano desse tipo não pode ser implementado em apenas 24 horas", afirmou o coordenador da política migratória do executivo de Alexis Tsipras, Giorgos Kyritsis.

O responsável referiu que após uma reunião de membros do governo, esta tarde, "o primeiro-ministro pediu a aplicação imediata do acordo" alcançado na sexta-feira, em Bruxelas.

"A verdade é que é preciso que as estruturas e o pessoal estejam preparados, e isso demora mais de 24 horas", sublinhou Kyritsis.

O acordo prevê o regresso à Turquia de todos os novos migrantes que cheguem no domingo à Grécia, mesmo os requerentes de asilo, como os sírios que fogem da guerra.

A Grécia obteve dos seus parceiros europeus o compromisso de um reforço imediato de cerca de 2.300 pessoas, entre as quais 400 especialistas em asilo e 400 tradutores, disse o primeiro-ministro, Alexis Tsipras.

Está igualmente previsto um apoio financeiro. Entretanto, Paris e Berlim estão prontos para enviar até 600 polícias e especialistas em asilo asseguraram, por seu turno, os ministros do Interior dos dois países em comunicado conjunto.

Hoje, milhares de pessoas manifestaram-se em várias cidades europeias em sinal de apoio aos migrantes que chegam ao Continente. As manifestações concentraram-se em Londres, Atenas, Viana, Barcelona, Amesterdão e em numerosas cidades suíças, segundo os jornalistas da AFP no local.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.