sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Pelo menos 260 migrantes feridos em Idomeni

Pelo menos "260 migrantes foram feridos" hoje em Idomeni, localidade grega fronteiriça à Macedónia, em confrontos com a polícia macedónia que "utilizou gás lacrimogéneo e balas de borracha", indicou à agência France Presse a Médicos Sem Fronteiras (MSF).

© Alexandros Avramidis / Reuter

Cerca de "200 pessoas foram socorridas pela nossa unidade médica com problemas respiratórios, 30 por ferimentos de balas de borracha e 30 por outros ferimentos", disse à agência France Presse Achilleas Tzemos, responsável daquela organização não-governamental no campo de Idomeni.

Inicialmente, Tzemos tinha declarado à AFP que "dezenas de pessoas" tinham ficado feridas, "sobretudo com problemas respiratórios" e que três tiveram de ser transportadas para o hospital de Kilkis", uma cidade próxima de Idomeni.

Os incidentes começaram ao final da manhã quando cerca de 500 migrantes se concentravam junto à barreira fronteiriça para pedir a abertura da fronteira e alguns tentaram forçar a cerca e lançaram pedras contra os polícias macedónios. Os incidentes duraram várias horas.

A polícia macedónia utilizou gás lacrimogéneo e granadas de atordoamento, mas negou ter usado balas de borracha.

Mais de 11.000 migrantes estão acampados há um mês e meio em condições miseráveis em Idomeni, no norte da Grécia, e manifestam-se quase diariamente pela abertura da fronteira, fechada desde o início de março, no quadro do bloqueio da designada "rota dos Balcãs" utilizada pelos refugiados para alcançarem os países do norte da Europa.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".