sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

UE falha objetivo de recolocação de seis mil refugiados

A Comissão Europeia reconheceu hoje ter falhado o objetivo de recolocar pelo menos 6.000 refugiados até segunda-feira, tendo conseguido distribuir apenas 208 pessoas desde 16 de março, data do primeiro relatório, num total de 1.145.

© Marko Djurica / Reuters

Os números constam de uma atualização dos dados sobre recolocação e reinstalação de migrantes hoje divulgada, que indica que do total de 1.145 refugiados, 181 foram acolhidos em Portugal, 92 oriundos de campos de refugiados em Itália e 89 da Grécia.

O relatório aponta o facto de só na Grécia haver entre 35 a 40 mil pessoas elegíveis para recolocação e apela aos Estados-membros para aumentarem os esforços para ajudar a resolver esta situação, a que se soma a de Itália, onde os fluxos migratórios estão novamente a aumentar.

No que respeita à reinstalação de refugiados que estão em campos de refugiados fora da União Europeia -- nomeadamente Líbano, Jordânia e Turquia -- chegaram a 15 Estados-membros 5.677 pessoas desde 20 de julho, não tendo Portugal acolhido ainda nenhum dos 191 para os quais se disponibilizou.

Ao abrigo de um acordo celebrado a 18 de março com a Turquia, foi criado o chamado 'mecanismo de um por um', que prevê que a UE receba um sírio com estatuto de refugiado e devolva um imigrante irregular, já foram acolhidas 37 pessoas na Alemanha, 11 na Finlândia e 31 na Holanda.

Lusa

  • Bataglia deixou passar 12 milhões pela sua conta a pedido de Salgado
    2:05

    Operação Marquês

    O presidente da Escom e arguido na Operação Marquês Helder Bataglia terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates. O amigo de Sócrates e Bataglia terão combinado várias formas de não levantar suspeitas. A notícia é avançada pelo jornal Expresso na edição deste sábado.

  • Dirigente derrotado da Gâmbia concorda em ceder poder

    Mundo

    O ex-presidente e candidato derrotado das eleições na Gâmbia, Yahya Jammeh, concordou em ceder o poder ao novo Presidente do país, empossado na quinta-feira, indicou esta sexta-feira um responsável governamental senegalês.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.