sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

França anuncia ajuda de 100 milhões de euros ao Líbano

O presidente francês, François Hollande, anunciou hoje uma ajuda de 100 milhões de euros ao Líbano, que acolhe mais de um milhão de refugiados sírios, e uma assistência militar imediata ao exército libanês.

© Handout . / Reuters

"A ajuda de França será elevada a 100 milhões de euros nos próximos três anos", disse Hollande numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro libanês, Tammam Salam, durante uma visita a Beirute.

Fonte da delegação de Hollande disse à agência noticiosa France Presse que se trata de "uma aceleração" da ajuda ao Líbano, um país de 4,4 milhões de habitantes que acolhe 1,1 milhões de refugiados sírios.

François Hollande sublinhou o "contexto particularmente pesado" do Líbano, que "além das guerras" nas suas fronteiras e "da ameaça terrorista", "ainda acolhe um grande número de refugiados".

No domingo, segundo e último dia da visita ao Líbano, Hollande vai visitar um campo de refugiados onde se reunirá com famílias sírias que esperam obter asilo em França.

França acolhe atualmente cerca de 10.000 refugiados sírios.

O presidente francês prometeu ainda "mobilizar a comunidade internacional" para a ajuda ao Líbano, acrescentando que o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Marc Ayrault, está a preparar uma reunião do "grupo internacional de ajuda ao Líbano para reunir todos os donativos".

A delegação de Hollande precisou que Ayrault vai a Beirute no dia 27 de maio.

Lusa

  • Os fotogramas que identificaram os autores do ataque em Alcochete 
    2:30

    Crise no Sporting

    A SIC teve acesso às imagens do ataque à Academia do Sporting, em Alcochete, no dia 15 de maio. Os fotogramas registados pelas câmaras de vigilância do centro de treinos fazem parte do processo e foram decisivos para a aplicação da prisão preventiva aos 23 arguidos. No total são 23 minutos de imagens que permitiram identificar os autores dos crimes. 

    Exclusivo SIC

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • Ministro volta a não se comprometer com aumento dos salários
    2:51

    Economia

    O ministro das Finanças diz que a falta de enfermeiros no Hospital de Santa Maria é meramente transitória. Durante a audição no parlamento, o ministro também foi pressionado, à esquerda e à direita, para aumentar os salários na Função Pública, mas voltou a não se comprometer.

  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC