sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

França anuncia ajuda de 100 milhões de euros ao Líbano

O presidente francês, François Hollande, anunciou hoje uma ajuda de 100 milhões de euros ao Líbano, que acolhe mais de um milhão de refugiados sírios, e uma assistência militar imediata ao exército libanês.

© Handout . / Reuters

"A ajuda de França será elevada a 100 milhões de euros nos próximos três anos", disse Hollande numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro libanês, Tammam Salam, durante uma visita a Beirute.

Fonte da delegação de Hollande disse à agência noticiosa France Presse que se trata de "uma aceleração" da ajuda ao Líbano, um país de 4,4 milhões de habitantes que acolhe 1,1 milhões de refugiados sírios.

François Hollande sublinhou o "contexto particularmente pesado" do Líbano, que "além das guerras" nas suas fronteiras e "da ameaça terrorista", "ainda acolhe um grande número de refugiados".

No domingo, segundo e último dia da visita ao Líbano, Hollande vai visitar um campo de refugiados onde se reunirá com famílias sírias que esperam obter asilo em França.

França acolhe atualmente cerca de 10.000 refugiados sírios.

O presidente francês prometeu ainda "mobilizar a comunidade internacional" para a ajuda ao Líbano, acrescentando que o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Marc Ayrault, está a preparar uma reunião do "grupo internacional de ajuda ao Líbano para reunir todos os donativos".

A delegação de Hollande precisou que Ayrault vai a Beirute no dia 27 de maio.

Lusa

  • PS acusa PSD e CDS de falta de agenda política
    1:01

    Caso CGD

    O PS considera o anúncio desta nova comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos um ataque doentio de PSD e CDS ao ministro das Finanças, que visa apenas desviar as atenções dos bons resultados da economia portuguesa. O deputado socialista João Paulo Correia diz que falta agenda política aos partidos de direita.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas

    Mundo

    As mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas ou bissexuais, ou mesmo que todos os homens hetero, homo ou bissexuais. O estudo que dá conta desta realidade revela também o que fazer para aumentar as hipóteses de uma mulher alcançar um orgasmo.