sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Papa chegou a Lesbos

O Papa Francisco já chegou à ilha de Lesbos, na Grécia, para uma visita de solidariedade para com os migrantes e os refugiados.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

© Alkis Konstantinidis / Reuter

© Alkis Konstantinidis / Reuter

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O chefe da Igreja Católica chegou ao aeroporto pouco depois das 8 da manhã. Foi recebido pelo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

Esta é também uma viagem ecuménica, que conta com o lider da Igreja Cristâ Ortodoxa e o Arcebispo de Atenas.

"É uma viagem um pouco diferente das outras. Uma viagem marcada pela tristeza, uma viagem triste", afirmou o papa durante o voo aos jornalistas. "Vamos testemunhar o pior desastre humanitário desde a Segunda Guerra Mundial. Vamos ver tantas pessoas que estão a sofrer, que estão a fugir e não sabem para onde".

"Também vamos a um cemitério, o mar. Tantas pessoas que nunca chegaram", afirmou ainda o papa Francisco.

Está prevista uma visita a um dos campos de refugaidos e a um centro de detenção. O Presidente da Grécia vai também acompanhar esta viagem.

Francisco tem apelado à Europa para não fechar as portas a quem fugiu da guerra e da miséria. Esta deslocação acontece numa altura em que há um aceso debate entre europeus sobre a política a adotar em relação ao fluxo de migrantes do Médio Oriente e de África, quando alguns países já ergueram barreiras nas fronteiras e rota dos Balcãs está encerrada, com as negociações em curso entre a Turquia e a União Europeia.

Última atualização às 9:20/Com Lusa

  • Sabe onde fica a Nambia? Algures em África, segundo Trump

    Mundo

    "O sistema de saúde na Nambia é incrivelmente autossuficiente", declarou o Presidente dos Estados Unidos num discurso proferido num almoço com líderes africanos. No encontro, realizado esta quarta-feira à margem da 72.ª Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque, Donald Trump repetiu o erro. Os utilizadores das redes sociais não perdoaram mais este "lapso" do chefe de Estado norte-americano.

  • Ambiente e direitos humanos dominam discurso de Costa na ONU
    2:03
  • Yoko Ono obriga limonada "John Lemon" a mudar de nome

    Cultura

    A viúva do Beatle John Lennon ameaçou processar uma empresa de bebidas polaca por causa da limonada "John Lemon". Yoko Ono não terá gostado do trocadilho entre Lennon e Lemon (limão, em inglês) e quer ver toda e qualquer garrafa com este rótulo retirada do mercado.