sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Papa chegou a Lesbos

O Papa Francisco já chegou à ilha de Lesbos, na Grécia, para uma visita de solidariedade para com os migrantes e os refugiados.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

© Alkis Konstantinidis / Reuter

© Alkis Konstantinidis / Reuter

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O chefe da Igreja Católica chegou ao aeroporto pouco depois das 8 da manhã. Foi recebido pelo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

Esta é também uma viagem ecuménica, que conta com o lider da Igreja Cristâ Ortodoxa e o Arcebispo de Atenas.

"É uma viagem um pouco diferente das outras. Uma viagem marcada pela tristeza, uma viagem triste", afirmou o papa durante o voo aos jornalistas. "Vamos testemunhar o pior desastre humanitário desde a Segunda Guerra Mundial. Vamos ver tantas pessoas que estão a sofrer, que estão a fugir e não sabem para onde".

"Também vamos a um cemitério, o mar. Tantas pessoas que nunca chegaram", afirmou ainda o papa Francisco.

Está prevista uma visita a um dos campos de refugaidos e a um centro de detenção. O Presidente da Grécia vai também acompanhar esta viagem.

Francisco tem apelado à Europa para não fechar as portas a quem fugiu da guerra e da miséria. Esta deslocação acontece numa altura em que há um aceso debate entre europeus sobre a política a adotar em relação ao fluxo de migrantes do Médio Oriente e de África, quando alguns países já ergueram barreiras nas fronteiras e rota dos Balcãs está encerrada, com as negociações em curso entre a Turquia e a União Europeia.

Última atualização às 9:20/Com Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.