sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

GNR resgata 19 migrantes na Grécia

Os militares da Unidade Controlo Costeiro (UCC) da GNR, em missão na Grécia, resgataram 19 migrantes, oito dos quais crianças que se encontravam numa embarcação, junto a uma zona de rochas na costa grega, indicou hoje a corporação.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Em comunicado, a GNR refere que os militares da corporação, integrados numa missão da agência europeia FRONTEX, socorreram os 19 migrantes, na madrugada de quarta-feira.

Segundo a Guarda Nacional Republicana, o resgate ocorreu durante uma ação de patrulhamento terrestre de vigilância da costa marítima, tendo os militares recebido uma comunicação da guarda costeira grega sobre uma embarcação com pessoas a bordo a sul de Karfas, na Grécia.

Chegados ao local, os militares da GNR prestaram auxílio às 19 pessoas, tendo feito o seu encaminhamento para um local seguro em terra, adianta a corporação, indicando que foi necessário prestar socorro médico a um bebé de dois meses, que apresentava dificuldades respiratórias.

A GNR refere ainda que todas os migrantes foram encaminhados para o centro de acolhimento grego de Vial/Chios.

Desde 01 de abril que 11 militares da GNR participam numa operação da agência europeia Frontex de vigilância de fronteiras e controlo de imigrantes ilegais na Grécia.

A participação da Guarda Nacional Republicana, na missão "Poseidon 2016", liderada pela Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex), prolonga-se até 30 de setembro.

Lusa

  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões de animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Gilberto Gil cancela atuação em Israel

    Cultura

    O músico brasileiro Gilberto Gil cancelou a atuação que tinha marcada para Telavive, em Israel, no dia 4 de julho, na sequência de protestos em Gaza durante os quais o exército daquele país matou 60 palestinianos.