sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

GNR resgata 19 migrantes na Grécia

Os militares da Unidade Controlo Costeiro (UCC) da GNR, em missão na Grécia, resgataram 19 migrantes, oito dos quais crianças que se encontravam numa embarcação, junto a uma zona de rochas na costa grega, indicou hoje a corporação.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Em comunicado, a GNR refere que os militares da corporação, integrados numa missão da agência europeia FRONTEX, socorreram os 19 migrantes, na madrugada de quarta-feira.

Segundo a Guarda Nacional Republicana, o resgate ocorreu durante uma ação de patrulhamento terrestre de vigilância da costa marítima, tendo os militares recebido uma comunicação da guarda costeira grega sobre uma embarcação com pessoas a bordo a sul de Karfas, na Grécia.

Chegados ao local, os militares da GNR prestaram auxílio às 19 pessoas, tendo feito o seu encaminhamento para um local seguro em terra, adianta a corporação, indicando que foi necessário prestar socorro médico a um bebé de dois meses, que apresentava dificuldades respiratórias.

A GNR refere ainda que todas os migrantes foram encaminhados para o centro de acolhimento grego de Vial/Chios.

Desde 01 de abril que 11 militares da GNR participam numa operação da agência europeia Frontex de vigilância de fronteiras e controlo de imigrantes ilegais na Grécia.

A participação da Guarda Nacional Republicana, na missão "Poseidon 2016", liderada pela Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex), prolonga-se até 30 de setembro.

Lusa

  • "Ainda falta muito em termos de estudo"
    3:51

    Opinião

    Uma equipa internacional de astrónomos, detetou, fora do Sistema Solar, sete planetas semelhantes à Terra, onde a água poderá existir em estado líquido. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela NASA. Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, esteve na Edição da Tarde para falar sobre esta descoberta.

  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.