sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

GNR resgata 19 migrantes na Grécia

Os militares da Unidade Controlo Costeiro (UCC) da GNR, em missão na Grécia, resgataram 19 migrantes, oito dos quais crianças que se encontravam numa embarcação, junto a uma zona de rochas na costa grega, indicou hoje a corporação.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Em comunicado, a GNR refere que os militares da corporação, integrados numa missão da agência europeia FRONTEX, socorreram os 19 migrantes, na madrugada de quarta-feira.

Segundo a Guarda Nacional Republicana, o resgate ocorreu durante uma ação de patrulhamento terrestre de vigilância da costa marítima, tendo os militares recebido uma comunicação da guarda costeira grega sobre uma embarcação com pessoas a bordo a sul de Karfas, na Grécia.

Chegados ao local, os militares da GNR prestaram auxílio às 19 pessoas, tendo feito o seu encaminhamento para um local seguro em terra, adianta a corporação, indicando que foi necessário prestar socorro médico a um bebé de dois meses, que apresentava dificuldades respiratórias.

A GNR refere ainda que todas os migrantes foram encaminhados para o centro de acolhimento grego de Vial/Chios.

Desde 01 de abril que 11 militares da GNR participam numa operação da agência europeia Frontex de vigilância de fronteiras e controlo de imigrantes ilegais na Grécia.

A participação da Guarda Nacional Republicana, na missão "Poseidon 2016", liderada pela Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex), prolonga-se até 30 de setembro.

Lusa

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano