sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Angela Merkel e Donald Tusk visitaram campo de refugiados na Turquia

A chanceler alemã e o presidente do Conselho Europeu chegaram hoje ao início da tarde a Gaziantep, no sudeste da Turquia, para tentar aliviar as tensões do acordo entre Ancara e a Europa sobre os migrantes.

© Umit Bektas / Reuters

Acompanhados pelo comissário europeu para a Migração, Frans Timmermans, Angela Merkel e Donald Tusk foram recebidos pelo primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, e visitaram sob fortes medidas de segurança o campo de refugiados em Nizip, pequena cidade próxima da fronteira síria, segundo relatou a agência France-Presse.

Aberto em 2013, o campo de Nizip-2 acolhe em pré-fabricados perto de cinco mil refugiados sírios, entre eles 1.900 crianças, de acordo com dados do governo turco.

Durante a visita, jovens sírios vestidos de branco ofereceram um ramo de flores à chanceler alemã, cercada por dezenas de elementos de segurança.

De acordo com a France-Presse no local, encontrava-se pendurada na entrada do campo uma fita onde se lia: "Bem-vindo à Turquia, o país que abriga o maior número de refugiados no mundo".

Após esta visita, os líderes europeus e Davutoglu inauguraram um centro de proteção de crianças sírias, construído com fundos europeus.

Esta visita dos líderes europeus pretende "mostrar como a Turquia e a União Europeia estão unindo forças para enfrentar a crise dos refugiados sírios", disse fonte da Comissão Europeia, afirmando que até agora foram gastos 77 milhões de euros em diversos projetos na Turquia e que em breve serão adicionados 110 milhões.

A viagem ocorre três semanas após o regresso à Turquia dos primeiros migrantes da Grécia, como parte de um acordo controverso alcançado a 18 de março entre Bruxelas e Ancara para dissuadir a migração ilegal na Europa, que enfrenta a pior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial.

Lusa

  • Costa reúne-se hoje com o Presidente de Angola em Davos

    Mundo

    O primeiro-ministro reúne-se esta noite com o chefe de Estado de Angola, logo após chegar a Davos, na Suíça). O encontro acontece num momento em que o processo da justiça portuguesa contra o ex-vice-presidente angolano, Manuel Vicente, afeta as relações entre os dois países.

  • E os nomeados são... conhecidos hoje

    Cultura

    São, esta terça-feira, conhecidos os nomeados para os Óscares. O anúncio vai ser feito a partir de Los Angeles quando forem 13h00 em Lisboa e seguido em direto numa emissão especial da SIC Notícias.

    Aqui a partir das 13:00

  • Centeno promete avançar com reformas para a zona euro
    1:45

    Economia

    Mário Centeno liderou esta segunda-feira a primeira reunião do Eurogrupo. O ministro das Finanças português prometeu pôr mãos à obra para reformar a zona euro e, sem se comprometer com datas, deixou a porta entreaberta à entrada da Bulgária na zona euro.

  • "Shutdown" nos EUA chegou ao fim
    1:05
  • Papa pede perdão a vítimas de abusos por ter usado expressão "menos feliz"
    1:21

    Mundo

    No final da visita à América Latina, já no avião de regresso a Roma, o Papa Francisco pediu desculpa às vítimas de abusos sexuais no Chile. O líder da Igreja católica considerou que utilzou uma expressão menos "feliz" quando saiu em defesa do bispo Juan Barros, exigindo "provas" a quem o acusa de não ter agido.