sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

PR diz que Portugal quer ir o mais longe possível no acolhimento de refugiados

O Presidente da República afirmou hoje que um "ponto fundamental de unidade" em Portugal é "o desejo de ir o mais longe possível no acolhimento dos refugiados", antecipando que o número de acolhidos vai aumentar nos próximos tempos.

ANT\303\223NIO COTRIM

A crise dos refugiados foi um dos temas da conferência de imprensa após um encontro de Marcelo Rebelo de Sousa com o homólogo polaco, Andrzej Duda, que está a realizar uma visita de trabalho a Portugal, tendo o chefe de Estado recordado a disponibilidade do país para receber até 10 mil refugiados.

"Infelizmente, não por vontade nem do Estado português nem da sociedade civil, o número de refugiados acolhidos tem sido inferior, mas vai aumentar nas próximas semanas e meses porque esse é um ponto fundamental de unidade na nação portuguesa: o desejo de ir o mais longe possível no acolhimento dos refugiados", assegurou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República aproveitou ainda para sublinhar, "com apreço", o reconhecimento feito pelo presidente polaco nessa mesma conferência de imprensa "da importância do papel da Europa em relação aos refugiados, na linha do pensamento do papa Francisco".

"E a importância da fronteira sul da Aliança Atlântica no quadro da reflexão da próxima cimeira em julho e também a importância de respeitar princípios fundamentais da União Europeia de circulação de pessoas no quadro da defesa das fronteiras na Europa", destacou ainda.

Marcelo Rebelo de Sousa saudou o presidente de "um país amigo", sublinhando as relações "culturais e económicas muito fortes entre Portugal e a Polónia".

"Acompanhamos a riquíssima história da Polónia desde sempre e acompanhamos na história recente o caminho para a democracia e a sua constitucionalização, bem como a integração na União Europeia", destacou.

O chefe de Estado português realçou ainda os "muitos laços em comum no quadro da União Europeia e no quadro da Aliança Atlântica" existentes entre os dois países.

Os presidentes português e polaco tiveram hoje um encontro em Belém, antecedido pela habitual fotografia oficial e por um passeio pelos jardins do Palácio.

Lusa

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.