sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Naufrágio ao largo da Líbia causa 84 desaparecidos

O naufrágio de um barco pneumático com migrantes, ao largo da Líbia, levou ao desaparecimento de 84 dos seus ocupantes, segundo testemunhos de outros 26 que foram recolhidos por uma embarcação, informa uma entidade internacional.

© Handout . / Reuters

O porta-voz da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Flavio Di Giacomo, publicou na sua conta 'Twitter' que "26 migrantes [foram] salvos no mediterrâneo depois de um naufrágio: segundo testemunhas recolhidas pela OIM, 84 pessoas estão desaparecidas".

A agência noticiosa France Presse (AFP), que divulgou a informação, não conseguiu contactar Flavio Di Giacomo, mas as autoridades italianas receiam o desaparecimento de dezenas de pessoas depois do naufrágio desta embarcação, na sexta-feira, a cerca de quatro milhas (7,4 quilómetros) ao largo da cidade líbia Sabrata.

Um cargueiro italiano conseguiu salvar 26 pessoas, que vinham naquela embarcação, precisaram hoje elementos da guarda costeira italiana que alertaram para a situação.

O mar agitado, com vagas de cerca de dois metros, dificultou a procura de eventuais desaparecidos e o cargueiro seguiu para norte, fora de águas territoriais libanesas, para transferir os 26 resgatados para dois barcos da guarda costeira italiana.

Estes dirigiram-se à ilha de Lampedusa, entre a Líbia e a Sicília, onde a OIM recolheu os primeiros testemunhos.

Mais de 26 mil migrantes chegaram a costas italianas, desde o início do ano, a maioria recuperada no mar por navios italianos ou de outros países.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.