sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Fundador de movimento alemão Pegida condenado por insultar refugiados

O fundador do movimento islamófobo alemão Pegida, Lutz Bachmann, foi esta terça-feira condenado a pagar uma coima de 9.600 euros por um tribunal de Dresden, no leste da Alemanha, por ter comparado os refugiados a "gado".

Crianças brincam na lama com um urso de peluche num campo de refugiados próximo de Idomeni, na Grécia, junto à fronteira com a Macedónia.

Crianças brincam na lama com um urso de peluche num campo de refugiados próximo de Idomeni, na Grécia, junto à fronteira com a Macedónia.

© Alexandros Avramidis / Reuter

Anteriormente condenado por roubo, violência e tráfico de cocaína, Lutz Bachmann, de 43 anos, foi considerado culpado de "incitação ao ódio" devido às afirmações que publicou em setembro de 2014 na sua página da rede social Facebook, em que descrevia os "refugiados de guerra" como "gado" e "ralé".

Os "Patriotas Europeus contra a Islamização do Ocidente" (Pegida) lançaram o seu movimento no outono de 2014 em Dresden.

Mas, depois de ter tentado implantar-se em toda a Alemanha e nos países vizinhos, o Pegida sofreu um revés, com a publicação pelo jornal Bild de fotos de Bachmann mascarado de Adolf Hitler, e com o colapso da sua liderança.

Apesar de um arranque no outono passado, o movimento não retomou as suas iniciativas de mobilização na rua e mantém-se sobretudo acantonada em Dresden, a capital do estado regional de Saxe, na ex-RDA, palco de muitos ataques aos refugiados.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC