sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Fundador de movimento alemão Pegida condenado por insultar refugiados

O fundador do movimento islamófobo alemão Pegida, Lutz Bachmann, foi esta terça-feira condenado a pagar uma coima de 9.600 euros por um tribunal de Dresden, no leste da Alemanha, por ter comparado os refugiados a "gado".

Crianças brincam na lama com um urso de peluche num campo de refugiados próximo de Idomeni, na Grécia, junto à fronteira com a Macedónia.

Crianças brincam na lama com um urso de peluche num campo de refugiados próximo de Idomeni, na Grécia, junto à fronteira com a Macedónia.

© Alexandros Avramidis / Reuter

Anteriormente condenado por roubo, violência e tráfico de cocaína, Lutz Bachmann, de 43 anos, foi considerado culpado de "incitação ao ódio" devido às afirmações que publicou em setembro de 2014 na sua página da rede social Facebook, em que descrevia os "refugiados de guerra" como "gado" e "ralé".

Os "Patriotas Europeus contra a Islamização do Ocidente" (Pegida) lançaram o seu movimento no outono de 2014 em Dresden.

Mas, depois de ter tentado implantar-se em toda a Alemanha e nos países vizinhos, o Pegida sofreu um revés, com a publicação pelo jornal Bild de fotos de Bachmann mascarado de Adolf Hitler, e com o colapso da sua liderança.

Apesar de um arranque no outono passado, o movimento não retomou as suas iniciativas de mobilização na rua e mantém-se sobretudo acantonada em Dresden, a capital do estado regional de Saxe, na ex-RDA, palco de muitos ataques aos refugiados.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.