sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

GNR resgata 40 pessoas no mar Egeu

Militares da GNR resgataram na segunda-feira no mar Egeu 40 pessoas que viajavam numa embarcação para tentar chegar à Grécia, informou hoje a corporação.

(arquivo)

(arquivo)

O resgate dos passageiros, entre eles dez menores e nove crianças, ocorreu durante a madrugada próximo da ilha de Chios e todas as pessoas foram transportadas em segurança para terra.

A embarcação, diz a GNR, tinha problemas de navegação, porque o lado esquerdo estava parcialmente esvaziado, e foi encontrada a duas milhas da costa grega, entre a Grécia e a Turquia.

Os militares da GNR, da Unidade de Controlo Costeiro, estão destacados na Grécia no âmbito da missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX).

Na missão na ilha de Chios da operação FRONTEX estão 11 militares da GNR, desde 01 de abril e para ficar até ao fim de agosto.

O objetivo, lembra a GNR no comunicado, é "prevenir, detetar e fazer cessar ilícitos relacionados com a imigração ilegal, o tráfico de seres humanos e o tráfico de droga".

No ano passado a GNR, numa participação idêntica, detetou mais de três mil imigrantes ilegais e socorreu 1.265 pessoas.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.