sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Campos de refugiados bombardeados junto à fronteira da Síria com a Turquia

Campos de refugiados bombardeados junto à fronteira da Síria com a Turquia

Foram hoje divulgadas imagens dos ataques aéreos contra campos de refugiados sírios, junto à fronteira com a Turquia. Pelo menos 28 pessoas morreram ontem.

Dois campos deslocados no norte da província setentrional síria de Idleb foram atingidos e pelo menos 28 pessoas morreram, incluindo mulheres e crianças, indicou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A organização não-governamental não precisou se os aviões de combate eram do exército sírio ou da força aérea russa.

O chefe da missão humanitária das Nações Unidas já veio dizer que estes bombardeamentos podem representar crimes de guerra e exigiu uma investigação independente aos ataques.

O ataque aéreo atingiu um campo de deslocados perto da aldeia de Sarmada, no norte de Idleb, quase totalmente controlada pela Frente al-Nusra, braço sírio da Al-Qaida, e seus aliados.

Este bombardeamento coincide com uma trégua de 48 horas hoje iniciada na cidade de Alepo que, nos últimos 13 dias, foi a cidade mais castigada pelos ataques aéreos das forças leais ao Governo de Damasco.

Durante o dia, o som dos bombardeamentos desapareceu da cidade, a maior do norte da Síria, onde 285 morreram nas duas últimas semanas, de acordo com os dados do Observatório.

A trégua em Alepo entrou em vigor após um acordo alcançado na quarta-feira entre Estados Unidos e Rússia para salvar o cessar-fogo declarado em toda a Síria a 27 de fevereiro passado e cujo futuro estava em perigo, devido à escalada da violência na cidade.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sporting critica decisão sobre vouchers antes do dérbi
    2:11

    Desporto

    A pouco mais de 24 horas do dérbi, o polémico caso dos vouchers volta a abalar as relações entre o Sporting e o Benfica. Os "leões" dizem que é falso que a UEFA tenha rejeitado a queixa contra as águias. O Comité Disciplinar do organismo europeu do futebol considerou que não há qualquer ato ilícito nas ofertas dos encarnados a árbitros.Mas para o diretor de comunicação do Sporting, a UEFA decidiu apenas não avançar com um processo porque está em curso uma investigação em Portugal.