sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Pelo menos 29 sírios mortos desde o início do ano na fronteira com a Turquia

Pelo menos 29 civis sírios morreram desde o princípio do ano quando tentaram passar a fronteira entre a Síria e a Turquia, informou hoje o Observatório dos Direitos Humanos sírio.

© Umit Bektas / Reuters

Segundo a organização não-governamental, as pessoas foram mortas pelos serviços de segurança da fronteira turca.

O observatório referiu que também outras pessoas ficaram feridas, depois de detidas por aqueles serviços turcos nas fronteiras das províncias sírias de Idleb, Alepo, Al Hasaka e Al Raqa.

A última vítima foi hoje registada e trata-se de um jovem que foi morto a tiro quando tentava passar a fronteira em Al Raqa, bastião do grupo extremista Estado Islâmico na Síria.

O observatório sublinhou que aquela é uma prática habitual da guarda da fronteira turca, desde o início do conflito na Síria, em março de 2011.

O conflito na Síria já provocou mais de 270 mil mortos e 4,5 milhões de refugiados.

Lusa

  • Governo garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo de ajuda alimentar
    1:18

    País

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo europeu de ajuda alimentar. Vieira da Silva respondeu, esta manhã, à notícia avançada pelo Jornal de Notícias que dava conta de que, este ano, o país teria desperdiçado 28 milhões de euros de um fundo europeu porque o programa ainda não está operacional.