sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Detidos 57 migrantes ilegais na Grécia junto da fronteira com a Turquia

Cinquenta e sete migrantes que entraram ilegalmente na Grécia pela fronteira terrestre com a Turquia foram detidos no norte do país, informou hoje a polícia grega.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Marko Djurica / Reuters

Os imigrantes, 16 deles mineiros, foram descobertos na traseira de uma camião conduzido por um grego de 49 anos, também detido durante um controlo rodoviário em Thessalónica, no norte da Grécia, precisou a polícia.

A caminho de Atenas, os imigrantes inteceptados - 53 paquistaneses, três indianos e um afegão - haviam atravessado a fronteira em Evros, após terem pago 3.000 euros pela "passagem", adiantou a polícia.

A polícia já havia esta semana detido na região um grego, de 29 anos, e 12 sírios que tinham como destino Atenas após terem cruzado a fronteira em Evros.

Entretanto, entre sábado e hoje não se registou qualquer chegada de imigrantes às ilhas gregas, que, em 2015 e início de 2016, se tornaram um símbolo do êxodo do povo sírio martirizado pela guerra.

Após o fecho da rota dos Balcãs e do acordo assinado a 18 de março entre a União Europeia e Ancara, as chegada de imigrantes às ilhas gregas baixaram 90 por cento, segundo as organizações internacionais.

Contudo, segundo um jornal grego, que cita um responsável sindical dos guarda-fronteiriços, um milhar de imigrantes foram intercetados nos dois primeiros meses deste ano em Evros, contra 116 em igual período de 2015.

As autoridades fronteiriças locais interceptam em regra dois a três camiões com imigrantes por semana.

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47