sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Detidos 57 migrantes ilegais na Grécia junto da fronteira com a Turquia

Cinquenta e sete migrantes que entraram ilegalmente na Grécia pela fronteira terrestre com a Turquia foram detidos no norte do país, informou hoje a polícia grega.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Marko Djurica / Reuters

Os imigrantes, 16 deles mineiros, foram descobertos na traseira de uma camião conduzido por um grego de 49 anos, também detido durante um controlo rodoviário em Thessalónica, no norte da Grécia, precisou a polícia.

A caminho de Atenas, os imigrantes inteceptados - 53 paquistaneses, três indianos e um afegão - haviam atravessado a fronteira em Evros, após terem pago 3.000 euros pela "passagem", adiantou a polícia.

A polícia já havia esta semana detido na região um grego, de 29 anos, e 12 sírios que tinham como destino Atenas após terem cruzado a fronteira em Evros.

Entretanto, entre sábado e hoje não se registou qualquer chegada de imigrantes às ilhas gregas, que, em 2015 e início de 2016, se tornaram um símbolo do êxodo do povo sírio martirizado pela guerra.

Após o fecho da rota dos Balcãs e do acordo assinado a 18 de março entre a União Europeia e Ancara, as chegada de imigrantes às ilhas gregas baixaram 90 por cento, segundo as organizações internacionais.

Contudo, segundo um jornal grego, que cita um responsável sindical dos guarda-fronteiriços, um milhar de imigrantes foram intercetados nos dois primeiros meses deste ano em Evros, contra 116 em igual período de 2015.

As autoridades fronteiriças locais interceptam em regra dois a três camiões com imigrantes por semana.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.