Guterres alerta para possível colapso do sistema de proteção de refugiados
21.05.2016 22h35
O ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, alertou hoje em Coimbra para o risco do colapso do sistema de proteção de refugiados, defendendo que é tempo de se pensar em soluções mais radicais.

UN Photo/Manuel Elias
"Nunca, nos tempos recentes, estivemos tão próximos desse colapso como estamos neste momento", afirmou António Guterres, considerando que é necessária uma maior intervenção da comunidade internacional para que tal não aconteça.
Para o ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), um colapso do sistema teria "consequências imprevisíveis" no plano humanitário e dos direitos humanos, mas também a outras "escalas", podendo contribuir para a destabilização de países em zonas de conflito.
Esse colapso seria "um belíssimo instrumento ao serviço daquelas organizações terroristas internacionais que procuram aproveitar todos os pretextos para recrutar todos aqueles que se sintam discriminados e abandonados", sublinhou o também candidato a secretário-geral das Nações Unidas (ONU), que falava enquanto orador convidado na conferência "A Situação Internacional e os Movimentos Forçados de População", no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).
Nos dez anos à frente do ACNUR, Guterres encontrou, com raras exceções, as fronteiras "abertas para refugiados". No entanto, hoje assiste-se a "um fechar progressivo das fronteiras, sobretudo na Europa", que tem um efeito de arrastamento e "mimetismo" por parte dos países de primeiro acolhimento.
O ex-Alto Comissário apontou para o caso do Líbano, em que há um refugiado para cada três libaneses, e que se pode questionar o porquê de dever manter a fronteira aberta quando a União Europeia, em que entram dois refugiados por cada mil cidadãos europeus, barra a entrada a pessoas que tiveram de abandonar o seu país de origem.
Esta é "uma epidemia que se alastra", alertou, recordando que é no mundo em desenvolvimento que a maioria dos refugiados (86%) está.
Num momento em que o número de refugiados no mundo é o mais alto desde a 2.ª Grande Guerra Mundial (cerca de 60 milhões), "é preciso ter a capacidade de pôr em cima da mesa soluções que antes seriam impossíveis", defendeu.
E, de acordo com Guterres, "há um clima para se pensar em algumas soluções mais radicais", visto que se está "a chegar a um beco sem saída". "É o momento de agitar as águas", afirmou.
O candidato a secretário-geral da ONU realçou a importância de se criarem "mecanismos para garantir o financiamento" para a proteção de refugiados à escala global, para que o apoio não exista apenas a partir "da boa vontade de certos Estados".
Durante o discurso, António Guterres frisou que é necessária "uma mega operação de reinstalação à escala global", de forma a que os movimentos de refugiados não sejam controlados "por traficantes e contrabandistas".
Instrumentos que assegurassem o movimento legal de refugiados "para o mundo desenvolvido", juntamente com o aumento "significativo" da ajuda humanitária e de mecanismos de cooperação económica nos países de primeiro acolhimento, são as únicas soluções possíveis para se responder "às necessidades dos refugiados" e aos países que estão na primeira linha, disse o ex-alto comissário.
O ex-primeiro-ministro é homenageado no domingo pela Universidade de Coimbra (UC) com o título de doutor 'honoris causa', contando com as presenças do atual primeiro-ministro, António Costa, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Lusa
Relacionados
-
Guterres adverte que "tragédia" dos refugiados vai durar
O antigo primeiro-ministro António Guterres afirmou hoje que o fenómeno dos refugiados é "uma tragédia" e que há razões para "pessimismo", alegando que os conflitos de origem permanecem, as fronteiras fecham-se e o número de deslocados aumenta.
- 2:25
António Guterres pede mais apoio aos refugiados
António Guterres defende a introdução de um programa de reinstalação maciça, de modo a resolver o drama dos refugiados na Europa. O antigo Alto-comissário das Nações Unidas participou hoje no Encontro da Esquerda Europeia, no Porto, onde revelou ser neste momento um federalista europeu frustrado. O ex-governante critica a discriminação sobre os muçulmanos e o acordo entre a UE e a Turquia.
- 0:45
Guterres defende novo modelo de acolhimento aos refugiados na Europa
António Guterres está preocupado com a falta de resposta dos países europeus para os milhares de refugiados que todos os dias cruzam as fronteiras. O ex-alto comissário das Nações Unidas para os refugiados, agora candidato a secretário-geral da ONU, defendeu esta manhã, no Porto, no encerramento do encontro da Esquerda Europeia, um novo modelo de acolhimento.
Na Homepage
-
DJ Avicii morre aos 28 anos
Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.
20.04.2018 às 18h42
- 0:53
ERSE concluiu que estavam a ser pagos 165 milhões euros a mais à EDP
José Gomes Ferreira afirmou esta sexta-feira que a ERSE -Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos concluiu que estavam a ser pagos 165 milhões de euros a mais do que o necessário à EDP. Contratos que foram postos em prática em 2007 por Manuel Pinho, na altura ministro da Economia.
20.04.2018 às 23h58
-
Agência DBRS sobe rating atribuído a Portugal
A agência de notação financeira DBRS melhorou o 'rating' atribuído a Portugal de 'BBB (baixo)' para 'BBB', com perspetiva estável.
20.04.2018 às 21h13
- 0:52
"Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.
20.04.2018 às 20h48
- 2:03
Porque erram os árbitros?
Num momento em que a polémica em redor da arbitragem está acesa e que nem o videoárbitro parece ter contribuído para a pacificar o futebol, em Leiria juntaram-se treinadores e homens do apito para se entender porque erram os árbitros.
21.04.2018 às 0h44
-
Coreia do Norte anuncia suspensão de testes nucleares e lançamentos de mísseis
A Coreia do Norte anunciou esta sexta-feira que suspendeu os testes nucleares e o lançamento de mísseis de longo alcance e que tem planos para encerrar as suas instalações de testes nucleares, adiantou a Associated Press (AP).
21.04.2018 às 0h07
-
Videovigilância capta tiroteio que fez três mortos num autocarro no Brasil
Um tiroteio entre um polícia à paisana e um assaltante num autocarro no Brasil fez três mortos e quatro feridos. O momento foi captado pela câmara de videovigilância do veículo, que ligava Jabaquara e Ferrazópolis, e divulgado pelos meios de comunicação brasileiros.
20.04.2018 às 21h43
-
"Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"
"Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.
20.04.2018 às 20h31
- 14:27
-
- 2:07
Proprietários e inquilinos em desacordo sobre Lei de Bases da Habitação
20.04.2018 às 20h43
- 1:49
PCP responsabiliza CDS pelo aumento das rendas e quer revogar lei em vigor
20.04.2018 às 20h46
-
-
-
-
Marcelo preocupado com distância entre sistema de saúde e a população
O Presidente da República mostrou-se esta sexta-feira preocupado com a distância entre o que os sistemas de saúde proporcionam e o que a população espera deles. Marcelo diz mesmo que a ação política corre atrás do tempo e que a situação na saúde é dramática.
20.04.2018 às 21h44
- 1:33
Niassa foi o 4.º lince-ibérico libertado a ser atropelado em Portugal
Uma fêmea de lince-ibérico foi encontrada morta com sinais de atropelamento na A22, próximo de Olhão. A fêmea, criada em cativeiro, tinha sido libertada no Vale do Guadiana em fevereiro de 2017. É o quarto lince-ibérico, que tinha sido libertado na natureza, que morre atropelado em Portugal.
20.04.2018 às 21h15
- 3:33
"Há uma aceitação do lince no território"
Apesar de já se terem registado em Portugal quatro atropelamentos de linces libertados na natureza, em entrevista à SIC, Pedro Rocha, do Departamento do Alentejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), disse que o programa de reintrodução "tem corrido bastante bem", não só devido às condições do habitat e disponibilidade de alimento, mas também porque "há uma aceitação do lince no território". Desde 2015, foram libertados no Vale do Guadiana 33 linces e 16 já nasceram em estado selvagem.
20.04.2018 às 20h57
- 1:28
-
Regressar a uma cidade deixada em ruínas
À medida que o Daesh foi perdendo terreno no Iraque e na Síria, o grupo terrorista foi procurando ganhar vantagem noutras partes do mundo. Uma das cidades tomadas foi o Marawi, nas Filipinas. Desde maio de 2017, as forças do Governo travaram uma dura batalha contra o grupo terrorista e, só por estes dias, é que os residentes começaram a voltar para as suas casas. Obrigados a fugir na altura, os locais deparam-se agora com uma cidade em ruínas.
-
Já pode escolher uma morte amiga do ambiente
Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.
20.04.2018 às 20h59
- 2:59
-
Curso de maquilhagem devolve autoestima a mulheres cegas
A LARAMARA - Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, em parceria com um salão de beleza de São Paulo, promoveu um curso gratuito de técnicas de maquilhagem para mulheres cegas. O objetivo passa por devolver a estas mulheres a autoestima.
20.04.2018 às 18h27
- 5:16
Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
Marc Spelman, de 46 anos, participou no programa de talentos "Britain's Got Talent" com um número de magia que deixou toda a plateia comovida. Conquistou o botão dourado e conseguiu passagem direta para a semifinal do programa.
20.04.2018 às 10h22
-
Atriz da série Smallville presa por suspeitas de tráfico sexual
As autoridades nova-iorquinas prenderam esta sexta-feira a atriz Allison Mack, conhecida pelo seu papel na série televisiva 'Smallville', acusada de tráfico sexual pela sua alegada ligação à seita Nxivm, adiantou a Efe.
20.04.2018 às 23h34
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.
-
Insólitos da semana
Do invulgar ao surreal, confira as imagens que marcaram o lado mais insólito do ser humano, esta semana.