sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

GNR resgata 49 migrantes entre a Turquia e a Grécia

Os militares da GNR em missão na ilha grega de Chios resgataram 49 migrantes que viajavam num barco de borracha, com cerca de seis metros, entre a Turquia e a Grécia.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O resgate das 49 pessoas, nove das quais crianças e cinco mulheres, ocorreu no passado fim de semana na ilha grega de Chios e os migrantes não apresentaram qualquer ferimento e chegaram a terra em segurança.

Em comunicado, a GNR adianta que, durante uma ação de patrulhamento marítimo, os militares da Unidade Controlo Costeiro (UCC) observaram a embarcação na fronteira com a Turquia, tendo depois intercetado o barco de borracha.

Segundo a Guarda Nacional Republicana, os militares da UCC da GNR acompanharam e entregaram os migrantes a uma embarcação romena que os transportou até ao porto de Chios.

Desde 1 de abril, que 32 militares da UCC da GNR participam numa operação da agência europeia Frontex de vigilância de fronteiras e controlo de imigrantes ilegais na Grécia.

Desde o início da operação, a GNR percorreu 1.845 milhas náuticas e detetou 311 migrantes.

A participação da Guarda Nacional Republicana, na missão "Poseidon 2016", liderada pela Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex), prolonga-se até 31 de agosto.

Lusa

  • "Joguem à bola"
    1:35

    Desporto

    Cerca de uma centena de adeptos do Sporting esperaram até perto das 3:00 pela chegada da equipa ao estádio de Alvalade. Depois da eliminação da Taça de Portugal, em Chaves, foi necessário o reforço policial para garantir a segurança da comitiva leonina.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Putin sai em defesa de Trump
    2:29

    Mundo

    Vladimir Putin já saiu em defesa de Donald Trump e diz que houve uma tentativa de minar o Presidente eleito dos Estados Unidos, através de um alegado relatório, atribuido à espionagem russa. Putin diz que o relatório é falso.