sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

GNR resgata 49 migrantes entre a Turquia e a Grécia

Os militares da GNR em missão na ilha grega de Chios resgataram 49 migrantes que viajavam num barco de borracha, com cerca de seis metros, entre a Turquia e a Grécia.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O resgate das 49 pessoas, nove das quais crianças e cinco mulheres, ocorreu no passado fim de semana na ilha grega de Chios e os migrantes não apresentaram qualquer ferimento e chegaram a terra em segurança.

Em comunicado, a GNR adianta que, durante uma ação de patrulhamento marítimo, os militares da Unidade Controlo Costeiro (UCC) observaram a embarcação na fronteira com a Turquia, tendo depois intercetado o barco de borracha.

Segundo a Guarda Nacional Republicana, os militares da UCC da GNR acompanharam e entregaram os migrantes a uma embarcação romena que os transportou até ao porto de Chios.

Desde 1 de abril, que 32 militares da UCC da GNR participam numa operação da agência europeia Frontex de vigilância de fronteiras e controlo de imigrantes ilegais na Grécia.

Desde o início da operação, a GNR percorreu 1.845 milhas náuticas e detetou 311 migrantes.

A participação da Guarda Nacional Republicana, na missão "Poseidon 2016", liderada pela Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex), prolonga-se até 31 de agosto.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas

    Mundo

    As mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas ou bissexuais, ou mesmo que todos os homens hetero, homo ou bissexuais. O estudo que dá conta desta realidade revela também o que fazer para aumentar as hipóteses de uma mulher alcançar um orgasmo.

  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.