sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

GNR resgata 49 migrantes entre a Turquia e a Grécia

Os militares da GNR em missão na ilha grega de Chios resgataram 49 migrantes que viajavam num barco de borracha, com cerca de seis metros, entre a Turquia e a Grécia.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O resgate das 49 pessoas, nove das quais crianças e cinco mulheres, ocorreu no passado fim de semana na ilha grega de Chios e os migrantes não apresentaram qualquer ferimento e chegaram a terra em segurança.

Em comunicado, a GNR adianta que, durante uma ação de patrulhamento marítimo, os militares da Unidade Controlo Costeiro (UCC) observaram a embarcação na fronteira com a Turquia, tendo depois intercetado o barco de borracha.

Segundo a Guarda Nacional Republicana, os militares da UCC da GNR acompanharam e entregaram os migrantes a uma embarcação romena que os transportou até ao porto de Chios.

Desde 1 de abril, que 32 militares da UCC da GNR participam numa operação da agência europeia Frontex de vigilância de fronteiras e controlo de imigrantes ilegais na Grécia.

Desde o início da operação, a GNR percorreu 1.845 milhas náuticas e detetou 311 migrantes.

A participação da Guarda Nacional Republicana, na missão "Poseidon 2016", liderada pela Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex), prolonga-se até 31 de agosto.

Lusa

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00

    País

    Qual o futuro do planeta? O desperdício alimentar. A relação do homem com os animais. São estes alguns dos temas da cimeira da National Geographic que decorre entre hoje e amanhã em Lisboa. Entre os oradores está Jane Goodall, a primeira cientistas a estudar chimpanzés selvagens.

  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.