sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Grupo de 25 refugiados vindo da Grécia chega hoje a Lisboa

Um grupo de 25 refugiados recolocados em Portugal ao abrigo do programa da União Europeia chegam hoje a Lisboa, avançou à agência Lusa o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

© Marko Djurica / Reuters

Segundo o SEF, os 25 refugiados são sobretudo oriundos da Síria e do Iraque e estavam a aguardar recolocação no campo de refugiados da Grécia.

O SEF indica também que entre os refugiados há um cidadão do Iémen, estando a chegada prevista deste grupo ao aeroporto de Lisboa para o início da tarde.

O grupo de 25 refugiados, que vão ser acolhidos pela Plataforma de Apoio ao Refugiados (PAR), Conselho Português para os Refugiados (CPR) e Câmara Municipal de Lisboa (CML), é composto por cinco famílias.

Os 25 refugiados juntam-se aos 237 que Portugal recebeu, desde dezembro, ao abrigo do Programa de Relocalização de Refugiados da União Europeia. De acordo com o SEF, dos 237 refugiados acolhidos, 115 estavam em centros de acolhimento da Grécia e 122 de Itália.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras adiantou ainda que está prevista, para quarta-feira, a chegada a Lisboa de um outro grupo de 29 refugiados naturais da Eritreia e provenientes do centro de acolhimento de Itália.

Estes 29 refugiados vão ser acolhidos pelo CPR, PAR e Cruz Vermelha Portuguesa.

Segundo o Ministério da Administração Interna, está também previsto a chegada de mais refugiados para os dias 27 e 31 de maio e 1 de junho,

A primeira quota europeia atribuída a Portugal foi de cerca de 4.500 refugiados, tendo o país já manifestado a disponibilidade para acolher mais de cinco mil pessoas.


Lusa

  • Palestina anuncia congelamento total das relações com Israel

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, anunciou hoje o "congelamento de relações" com Israel "a todos os níveis", quando cresce a tensão entre as partes devido ao reforço de segurança promovido pelos israelitas na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém.

  • Da alta finança à Casa Branca - as mudanças na comunicação de Trump
    1:22
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.