sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 3.000 pessoas socorridas ao largo da Líbia

Mais de três mil refugiados foram hoje socorridos ao largo da Líbia, o que eleva para 5.600 o total destes migrantes nas últimas 48 horas, anunciou a Guarda Costeira italiana, que coordena este socorro.

(arquivo/Reuters)

(arquivo/Reuters)

© Darrin Zammit Lupi / Reuters

Antes dos resgates desta semana, cerca de 34 mil pessoas tinham chegado aos portos do sul de Itália desde o início do ano, segundo uma contagem do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

A Guarda Costeira italiana, os navios da operação europeia Sophia e a agência fronteiriça Frontex, um navio da organização não-governamental SOS Mediterrâneo e dois rebocadores de uma plataforma petrolífera participaram nestas operações de resgate.

Todos os meios de socorro da zona foram mobilizados para acudir a 23 embarcações, especificou a Guarda Costeira.

Um mar calmo, acompanhado desde há alguns dias de um ligeiro vento de sul, pode favorecer estas partidas massivas, que atingem por vezes os milhares de pessoas em alguns dias.

Não foi avançada até hoje à noite qualquer indicação sobre as nacionalidades dos migrantes socorridos.

Desde o início do ano, a quase totalidade dos migrantes chegados a Itália veio da África Ocidental ou do Corno de África.

As autoridades italianas receiam ver o fluxo dos refugiados sírios ou afegãos, bloqueado pelo fecho da rota dos Balcãs, desviar-se para o Mediterrâneo Central, mas ainda não foi o caso.

"As chegadas em 2016 são equivalentes às de 2015", declarou na rede social Twitter Flavio di Giacomo, porta-voz em Itália da Organização Internacional das Migrações, antes do último balanço apresentado pela Guarda Costeira.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.