sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Dezenas de desaparecidos em naufrágio ao largo da Líbia

Dezenas de pessoas estão desaparecidas após o naufrágio de uma embarcação de pesca que transportava migrantes, esta sexta-feira ao largo da Líbia, o terceiro acidente em três dias, anunciaram os serviços de emergência italianos.

A guarda costeira italiana enviou embarcações para a zona na sequência de um pedido de socorro que referia a existência de "350 pessoas no mar". Fonte da Marinha disse à agência noticiosa France-Presse ter resgatado 130 sobreviventes e que as operações de busca prosseguem no local.

Nos últimos quatro dias, mais de 10 mil migrantes foram resgatados ao largo da Líbia, e esta sexta-feira já foram sinalizadas mais de 15 embarcações em perigo.

Na quarta-feira, o naufrágio de um grande arrastão sobrelotado causou cinco mortes e uma centena de desaparecidos. Dos cerca de 550 sobreviventes, a maioria relatou ter perdido um membro da família ou um companheiro de viagem no acidente.

Na quinta-feira, um outro naufrágio na zona fez entre 20 e 30 mortos, de acordo com o porta-voz da operação Sophia, a força naval europeia anti-tráfico de migrantes.

Se o afluxo desta semana é excecional, as chegadas registadas desde o início do ano na península estão ao nível dos dois últimos anos, ou até um pouco abaixo.

De acordo com números oficiais, até à passada quarta-feira chegaram a Itália 37.785 pessoas, desde o início do ano.

Lusa

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45

    País

    Durante a abertura do ano judicial, a Procuradora-Geral da República e o presidente do Supremo Tribunal aproveitaram para deixar um recado à ministra da Justiça: é urgente aprovar o novo estatuto de juízes e magistrados. O presidente do Supremo diz que é injusta a má imagem da Justiça e pediu contenção aos magistrados.

  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38