sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Dezenas de desaparecidos em naufrágio ao largo da Líbia

Dezenas de pessoas estão desaparecidas após o naufrágio de uma embarcação de pesca que transportava migrantes, esta sexta-feira ao largo da Líbia, o terceiro acidente em três dias, anunciaram os serviços de emergência italianos.

A guarda costeira italiana enviou embarcações para a zona na sequência de um pedido de socorro que referia a existência de "350 pessoas no mar". Fonte da Marinha disse à agência noticiosa France-Presse ter resgatado 130 sobreviventes e que as operações de busca prosseguem no local.

Nos últimos quatro dias, mais de 10 mil migrantes foram resgatados ao largo da Líbia, e esta sexta-feira já foram sinalizadas mais de 15 embarcações em perigo.

Na quarta-feira, o naufrágio de um grande arrastão sobrelotado causou cinco mortes e uma centena de desaparecidos. Dos cerca de 550 sobreviventes, a maioria relatou ter perdido um membro da família ou um companheiro de viagem no acidente.

Na quinta-feira, um outro naufrágio na zona fez entre 20 e 30 mortos, de acordo com o porta-voz da operação Sophia, a força naval europeia anti-tráfico de migrantes.

Se o afluxo desta semana é excecional, as chegadas registadas desde o início do ano na península estão ao nível dos dois últimos anos, ou até um pouco abaixo.

De acordo com números oficiais, até à passada quarta-feira chegaram a Itália 37.785 pessoas, desde o início do ano.

Lusa

  • Circulação retomada na A23, mais de 1.600 operacionais no combate às chamas

    País

    A circulação rodoviária na A23 foi completamente restabelecida ao início da manhã depois de ter estado cortada por causa dos incêndios que, no total, mobilizam mais de 1.600 operacionais e contam com reforço espanhol. Nos vários fogos que atingem o país estão 1.648 operacionais no terreno, apoiados por mais de 500 viaturas e 15 meios aéreos.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.