sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Incêndio destrói futuro centro de refugiados na Áustria

A polícia austríaca anunciou hoje a abertura de um inquérito ao incêndio, esta madrugada, num centro de acolhimento recentemente construído no norte do país.

As consequências do incêndio que afeta a cidade de Alberta, no Canadá.

As consequências do incêndio que afeta a cidade de Alberta, no Canadá.

© Chris Wattie / Reuters

O acidente, que não causou qualquer vítima, destruiu o edifício em madeira. De acordo com a Cruz Vermelha, 48 pessoas deviam chegar, dentro de duas semanas, ao centro, situado em Altenfelden, uma localidade com 2.100 pessoas perto de Linz.

A polícia indicou não excluir qualquer hipótese nesta fase do inquérito relativamente às causas do incêndio, que deflagrou cerca das 02:00 locais (01:00 em Lisboa).

A 31 de dezembro, quatro requerentes de asilo ficaram feridos num incêndio de origem criminosa, num centro em Grunbach.

Ao contrário da Alemanha vizinha, a Áustria não registou, até hoje, qualquer caso de destruição voluntária de centros de acolhimento de refugiados.

No ano passado, o país recebeu cerca de 90 mil requerentes de asilo, ou seja mais de 1% da população. Desde o outono, o Estado pode impor às comunas o acolhimento de um número de migrantes que pode atingir 1,5% da sua população.

A onda de migração alimentou o voto de protesto neste pequeno país de 8,7 milhões de habitantes, onde o candidato do partido de extrema-direita FPO, Norbert Hofer, obteve 49,7% dos votos na segunda volta das presidenciais a 22 de maio, sendo derrotado pelo ecologista Alexander Van der Bellen.

Lusa

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.