sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Incêndio destrói futuro centro de refugiados na Áustria

A polícia austríaca anunciou hoje a abertura de um inquérito ao incêndio, esta madrugada, num centro de acolhimento recentemente construído no norte do país.

As consequências do incêndio que afeta a cidade de Alberta, no Canadá.

As consequências do incêndio que afeta a cidade de Alberta, no Canadá.

© Chris Wattie / Reuters

O acidente, que não causou qualquer vítima, destruiu o edifício em madeira. De acordo com a Cruz Vermelha, 48 pessoas deviam chegar, dentro de duas semanas, ao centro, situado em Altenfelden, uma localidade com 2.100 pessoas perto de Linz.

A polícia indicou não excluir qualquer hipótese nesta fase do inquérito relativamente às causas do incêndio, que deflagrou cerca das 02:00 locais (01:00 em Lisboa).

A 31 de dezembro, quatro requerentes de asilo ficaram feridos num incêndio de origem criminosa, num centro em Grunbach.

Ao contrário da Alemanha vizinha, a Áustria não registou, até hoje, qualquer caso de destruição voluntária de centros de acolhimento de refugiados.

No ano passado, o país recebeu cerca de 90 mil requerentes de asilo, ou seja mais de 1% da população. Desde o outono, o Estado pode impor às comunas o acolhimento de um número de migrantes que pode atingir 1,5% da sua população.

A onda de migração alimentou o voto de protesto neste pequeno país de 8,7 milhões de habitantes, onde o candidato do partido de extrema-direita FPO, Norbert Hofer, obteve 49,7% dos votos na segunda volta das presidenciais a 22 de maio, sendo derrotado pelo ecologista Alexander Van der Bellen.

Lusa

  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.