sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Incêndio destrói futuro centro de refugiados na Áustria

A polícia austríaca anunciou hoje a abertura de um inquérito ao incêndio, esta madrugada, num centro de acolhimento recentemente construído no norte do país.

As consequências do incêndio que afeta a cidade de Alberta, no Canadá.

As consequências do incêndio que afeta a cidade de Alberta, no Canadá.

© Chris Wattie / Reuters

O acidente, que não causou qualquer vítima, destruiu o edifício em madeira. De acordo com a Cruz Vermelha, 48 pessoas deviam chegar, dentro de duas semanas, ao centro, situado em Altenfelden, uma localidade com 2.100 pessoas perto de Linz.

A polícia indicou não excluir qualquer hipótese nesta fase do inquérito relativamente às causas do incêndio, que deflagrou cerca das 02:00 locais (01:00 em Lisboa).

A 31 de dezembro, quatro requerentes de asilo ficaram feridos num incêndio de origem criminosa, num centro em Grunbach.

Ao contrário da Alemanha vizinha, a Áustria não registou, até hoje, qualquer caso de destruição voluntária de centros de acolhimento de refugiados.

No ano passado, o país recebeu cerca de 90 mil requerentes de asilo, ou seja mais de 1% da população. Desde o outono, o Estado pode impor às comunas o acolhimento de um número de migrantes que pode atingir 1,5% da sua população.

A onda de migração alimentou o voto de protesto neste pequeno país de 8,7 milhões de habitantes, onde o candidato do partido de extrema-direita FPO, Norbert Hofer, obteve 49,7% dos votos na segunda volta das presidenciais a 22 de maio, sendo derrotado pelo ecologista Alexander Van der Bellen.

Lusa

  • Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?

    Desporto

    De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto "Obrigado presidente pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou com o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido às mensagens escritas por Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória do Sporting frente ao Boavista.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17