sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Corpos de 117 migrantes foram recuperados na costa da Líbia

Pelo menos 117 cadáveres de migrantes foram encontrados na costa da Líbia, na localidade de Zuara, a 120 quilómetros a oeste da capital, Trípoli, revelou hoje o Crescente Vermelho desta povoação na sua conta no Facebook.

© Ismail Zetouni / Reuters

O porta-voz da mesma organização humanitária na Líbia, Al Kamis Al Bossaifi, confirmou também à agência espanhola EFE a contabilização de 85 cadáveres, ainda que possa haver mais mortos.

O Crescente Vermelho disse ainda que os corpos começaram a ser recuperados depois da população ter informado a polícia sobre a presença dos cadáveres, uma operação que decorreu durante o dia de quinta-feira.

A organização publicou várias fotografias do resgate numa praia. Não foram fornecidos quaisquer dados sobre a identidade dos cadáveres, incluindo idade, sexo ou nacionalidade

Milhares de pessoas provenientes de vários países africanos escolhem a Líbia como ponto de partida para a Europa, através do Mediterrâneo, em embarcações muito precárias.

De acordo com as Nações Unidas, 2.510 pessoas saídas da Líbia ou da Turquia morreram desde o início do ano na travessia.


Lusa

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.