sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Corpos de 117 migrantes foram recuperados na costa da Líbia

Pelo menos 117 cadáveres de migrantes foram encontrados na costa da Líbia, na localidade de Zuara, a 120 quilómetros a oeste da capital, Trípoli, revelou hoje o Crescente Vermelho desta povoação na sua conta no Facebook.

© Ismail Zetouni / Reuters

O porta-voz da mesma organização humanitária na Líbia, Al Kamis Al Bossaifi, confirmou também à agência espanhola EFE a contabilização de 85 cadáveres, ainda que possa haver mais mortos.

O Crescente Vermelho disse ainda que os corpos começaram a ser recuperados depois da população ter informado a polícia sobre a presença dos cadáveres, uma operação que decorreu durante o dia de quinta-feira.

A organização publicou várias fotografias do resgate numa praia. Não foram fornecidos quaisquer dados sobre a identidade dos cadáveres, incluindo idade, sexo ou nacionalidade

Milhares de pessoas provenientes de vários países africanos escolhem a Líbia como ponto de partida para a Europa, através do Mediterrâneo, em embarcações muito precárias.

De acordo com as Nações Unidas, 2.510 pessoas saídas da Líbia ou da Turquia morreram desde o início do ano na travessia.


Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.