sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Corpos de 117 migrantes foram recuperados na costa da Líbia

Pelo menos 117 cadáveres de migrantes foram encontrados na costa da Líbia, na localidade de Zuara, a 120 quilómetros a oeste da capital, Trípoli, revelou hoje o Crescente Vermelho desta povoação na sua conta no Facebook.

© Ismail Zetouni / Reuters

O porta-voz da mesma organização humanitária na Líbia, Al Kamis Al Bossaifi, confirmou também à agência espanhola EFE a contabilização de 85 cadáveres, ainda que possa haver mais mortos.

O Crescente Vermelho disse ainda que os corpos começaram a ser recuperados depois da população ter informado a polícia sobre a presença dos cadáveres, uma operação que decorreu durante o dia de quinta-feira.

A organização publicou várias fotografias do resgate numa praia. Não foram fornecidos quaisquer dados sobre a identidade dos cadáveres, incluindo idade, sexo ou nacionalidade

Milhares de pessoas provenientes de vários países africanos escolhem a Líbia como ponto de partida para a Europa, através do Mediterrâneo, em embarcações muito precárias.

De acordo com as Nações Unidas, 2.510 pessoas saídas da Líbia ou da Turquia morreram desde o início do ano na travessia.


Lusa

  • "Estão a gozar com os portugueses, esta abordagem tem de mudar"
    6:45

    Opinião

    José Gomes Ferreira acusa as autoridades e o poder político de continuarem a abordar o problema da origem dos fogos de uma forma que considera errada. Em entrevista, no Primeiro Jornal, o diretor adjunto da SIC, considera que a causa dos fogos "é alguém querer que a floresta arda". José Gomes Ferreira sublinha que não se aprendeu com os erros e que "estão a gozar com os portugueses".

    José Gomes Ferreira

  • "Os portugueses dispensam um chefe de Governo que lhes diz que isto vai acontecer outra vez"
    6:32

    Opinião

    Perante o cenário provocado pelos incêndios, os portugueses querem um chefe de Governo que lhes diga como é que uma tragédia não volta a repetir-se e não, como disse António Costa, que não tem uma fórmula mágica para resolver o problemas dos fogos florestais. A afirmação é de Bernardo Ferrão, da SIC, que questiona ainda a autoridade da ministra da Administração Interna para ir a um centro de operações, uma vez que é contestada por toda a gente.

  • Portugal precisa de "resultados em contra-relógio, após décadas de desordenamento florestal"
    1:18
  • Jornalista que denunciou corrupção do Governo de Malta morre em explosão

    Mundo

    A jornalista Daphne Caruana Galizia, que acusou o Governo de Malta de corrupção, morreu esta segunda-feira, numa explosão de carro. O ataque acontece duas semanas depois de a jornalista maltesa recorrer à polícia, para dizer que estava a receber ameaças de morte. A morte acontece quatro meses após a vitória do Partido Trabalhista de Joseph Muscat, nas eleições antecipadas pelo primeiro-ministro, após as alegações da jornalista, que o ligavam a si e à sua mulher ao escândalo dos Panama Papers. O casal negou as acusações de que teriam usado uma offshore para esconder pagamentos do Governo do Azerbaijão.