sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Força Aérea portuguesa participa no resgate de mil migrantes no Mediterrâneo

A Força Aérea Portuguesa anunciou hoje que participou, em três dias, no resgate de cerca de mil migrantes no mar Mediterrâneo, aumentando para mais de 5600 o número de resgatados nestas missões nos últimos dois anos.

© Giorgos Moutafis / Reuters

Segundo um comunicado, a Força Aérea colaborou, na terça-feira, "no resgate de cerca de 250 migrantes ilegais, no Mar Mediterrâneo", tendo o navio que os transportava acabado por afundar.

"Na mesma missão foi localizada uma embarcação de pesca que se encontrava à deriva desde 27 de maio, dia em que foi alvo de uma missão de salvamento, constituindo-se como um perigo para a segurança marítima", relata.

No sábado, também já tinha sido realizada uma dupla missão de resgate, na qual participou a Força Aérea, tendo sido salvas cerca de 390 pessoas numa embarcação e cerca de 360 numa outra.

"Em poucos dias, a Força Aérea ajuda a salvar cerca de mil migrantes na Operação TRITON da FRONTEX", enumera.

Segundo o mesmo comunicado, a "Força Aérea Portuguesa iniciou a participação nestas missões de Controlo das Fronteiras Externas Europeias em 2007, realizando-as regularmente desde 2011".

"Nos últimos dois anos, as aeronaves C-295M e P3C CUP+ da Força Aérea já colaboraram no resgate de mais de 5.760 pessoas no Mar Mediterrâneo", resume.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC