sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Hungria recusa receber migrantes da Áustria sob regras da UE

A Hungria recusou hoje aceitar de volta vários milhares de migrantes que a Áustria diz que devem ser reenviados segundo as regras da União Europeia (UE), acrescentando mais uma premissa para a tensão política entre os dois países.

© Leonhard Foeger / Reuters

"Está claro que a Hungria não pode aceitar esses migrantes", disse hoje o ministro da Defesa húngaro, Istvan Simicsko, numa conferência de imprensa conjunta, em Budapeste, com o seu homólogo austríaco, Peter Doskzil.

"Para que os pudéssemos receber teriam de ter iniciado a viagem a partir da Hungria. Mas atravessaram vários países antes de aqui chegarem. Não chegaram cá por magia. Passaram por muitos outros países primeiro", incluindo a Grécia, disse Simicsko.

Sob o muito criticado Tratado de Dublin, aprovado pela UE, os requerentes de asilo devem ser registados no primeiro país membro dos «28» a que chegarem. Vários países, porém, já suspenderam o reenvio para a Grécia.

A Áustria, onde cerca de 90.000 refugiados pediram asilo, a segunda maior média "per capita" na UE, defendeu que conta no país com milhares de migrantes que deveriam regressar à Hungria.

O ministro da Defesa austríaco indicou, por seu lado, que continuam a chegar diariamente à Áustria cerca de 150 refugiados provenientes da Hungria, onde a maioria é registada, depois de, a partir da Grécia, terem passado pela Macedónia, Bulgária e Sérvia.

Atualmente, a Áustria não está a reenviar para a Hungria qualquer refugiado, na sequência de uma decisão judicial austríaca, datada de setembro de 2015, que evitou que uma família afegã regressasse a território húngaro devido às "condições desumanas" aí existentes.

Lusa

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.