sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

ACNUR alerta para os perigos de fechar o campo de refugiados de Dadaab

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Filippo Grandi, alertou hoje para os perigos de fechar o campo queniano de Dadaab, que acolhe mais de 300 mil somalis há mais de duas décadas.

© Thomas Mukoya / Reuters

Depois de uma reunião com os presidentes do Quénia e da Somália, no final de uma visita ao campo de refugiados de Dadaab, no Quénia, Filippo Grandi insistiu que os repatriamentos têm de ser voluntários e que devem ser criadas as condições necessárias para que os refugiados voltem ao seu país de origem "com segurança".

"Precisamos de mais tempo para o conseguir fazer", disse Grandi durante uma conferência de imprensa em Nairobi, aonde voltará no final deste mês para apresentar ao Governo queniano um plano para garantir que não haja nenhum repatriamento forçado.

O fecho do campo de Dadaab, previsto para novembro, tem levantado grandes dúvidas à comunidade internacional devido à dificuldade e ao perigo de repatriar pessoas numa viagem de centenas de quilómetros para um país que está em estado de guerra devido à ameaça do grupo extremista Ah Shabab.


Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..