sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

ACNUR alerta para os perigos de fechar o campo de refugiados de Dadaab

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Filippo Grandi, alertou hoje para os perigos de fechar o campo queniano de Dadaab, que acolhe mais de 300 mil somalis há mais de duas décadas.

© Thomas Mukoya / Reuters

Depois de uma reunião com os presidentes do Quénia e da Somália, no final de uma visita ao campo de refugiados de Dadaab, no Quénia, Filippo Grandi insistiu que os repatriamentos têm de ser voluntários e que devem ser criadas as condições necessárias para que os refugiados voltem ao seu país de origem "com segurança".

"Precisamos de mais tempo para o conseguir fazer", disse Grandi durante uma conferência de imprensa em Nairobi, aonde voltará no final deste mês para apresentar ao Governo queniano um plano para garantir que não haja nenhum repatriamento forçado.

O fecho do campo de Dadaab, previsto para novembro, tem levantado grandes dúvidas à comunidade internacional devido à dificuldade e ao perigo de repatriar pessoas numa viagem de centenas de quilómetros para um país que está em estado de guerra devido à ameaça do grupo extremista Ah Shabab.


Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.