sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 60 personalidades em campanha de solidariedade com refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) lançou hoje uma campanha de solidariedade com os refugiados à qual se juntaram mais de 60 personalidades de todo o mundo.

ACNUR

A campanha #WithRefugees / #ComOsRefugiados para pedir aos governos que tomem medidas para assegurar o bem-estar dos "que se viram obrigados a fugir" de conflitos e perseguições, também visa combater a retórica contra os refugiados e as restrições aos pedidos de asilo impostas em alguns países.

"Encontramo-nos no meio de uma crise catastrófica que já afetou milhões de famílias inocentes e levou a que milhares tenham morrido tentando alcançar um lugar seguro. A solução é política, mas até lá aqueles que têm uma voz pública devem agir", declarou num comunicado a embaixadora da ACNUR Cate Blanchett, a premiada atriz australiana que participa na campanha.

"Devemos pedir a todos os países que assumam a sua parte de responsabilidade e que assegurem aos refugiados proteção, um lugar para viver e uma oportunidade para ter uma vida produtiva", adiantou.

A cantora de ópera Barbara Hendricks, a modelo Alek Wek, os cantores Bryan Adams e Juanes, os atores Scarlett Johansson, Helen Mirren, Benedict Cumberbatch e Patrick Stewart, assim como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, são outros dos famosos que apoiam a campanha.

O ACNUR apela à assinatura de uma petição a apresentar em setembro na cimeira extraordinária da ONU dedicada à crise dos refugiados e dos migrantes.

  • Portugal inicia preparação para o Mundial sem Cristiano Ronaldo

    Rumo ao Mundial 2018

    A seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018, que arranca em 14 de junho, na Rússia, com um treino na Cidade do Futebol, em Oeiras, numa sessão em que são esperadas algumas ausências. O capitão Cristiano Ronaldo, que vai disputar no sábado a final da Liga dos Campeões com o Real Madrid, é baixa certa no arranque dos trabalhos, mas não deve ser o único.

  • Hoje é notícia

    País

    Esta terça-feira realiza-se o funeral do antigo ministro António Arnaut na Figueira da Foz. Em Sintra está previsto o início do julgamento dos 17 agentes da PSP acusados de agredirem jovens da Cova da Moura, concelho da Amadora, no interior da esquadra de Alfragide. Em Oeiras, a seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20