sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 60 personalidades em campanha de solidariedade com refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) lançou hoje uma campanha de solidariedade com os refugiados à qual se juntaram mais de 60 personalidades de todo o mundo.

ACNUR

A campanha #WithRefugees / #ComOsRefugiados para pedir aos governos que tomem medidas para assegurar o bem-estar dos "que se viram obrigados a fugir" de conflitos e perseguições, também visa combater a retórica contra os refugiados e as restrições aos pedidos de asilo impostas em alguns países.

"Encontramo-nos no meio de uma crise catastrófica que já afetou milhões de famílias inocentes e levou a que milhares tenham morrido tentando alcançar um lugar seguro. A solução é política, mas até lá aqueles que têm uma voz pública devem agir", declarou num comunicado a embaixadora da ACNUR Cate Blanchett, a premiada atriz australiana que participa na campanha.

"Devemos pedir a todos os países que assumam a sua parte de responsabilidade e que assegurem aos refugiados proteção, um lugar para viver e uma oportunidade para ter uma vida produtiva", adiantou.

A cantora de ópera Barbara Hendricks, a modelo Alek Wek, os cantores Bryan Adams e Juanes, os atores Scarlett Johansson, Helen Mirren, Benedict Cumberbatch e Patrick Stewart, assim como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, são outros dos famosos que apoiam a campanha.

O ACNUR apela à assinatura de uma petição a apresentar em setembro na cimeira extraordinária da ONU dedicada à crise dos refugiados e dos migrantes.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.