sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 60 personalidades em campanha de solidariedade com refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) lançou hoje uma campanha de solidariedade com os refugiados à qual se juntaram mais de 60 personalidades de todo o mundo.

ACNUR

A campanha #WithRefugees / #ComOsRefugiados para pedir aos governos que tomem medidas para assegurar o bem-estar dos "que se viram obrigados a fugir" de conflitos e perseguições, também visa combater a retórica contra os refugiados e as restrições aos pedidos de asilo impostas em alguns países.

"Encontramo-nos no meio de uma crise catastrófica que já afetou milhões de famílias inocentes e levou a que milhares tenham morrido tentando alcançar um lugar seguro. A solução é política, mas até lá aqueles que têm uma voz pública devem agir", declarou num comunicado a embaixadora da ACNUR Cate Blanchett, a premiada atriz australiana que participa na campanha.

"Devemos pedir a todos os países que assumam a sua parte de responsabilidade e que assegurem aos refugiados proteção, um lugar para viver e uma oportunidade para ter uma vida produtiva", adiantou.

A cantora de ópera Barbara Hendricks, a modelo Alek Wek, os cantores Bryan Adams e Juanes, os atores Scarlett Johansson, Helen Mirren, Benedict Cumberbatch e Patrick Stewart, assim como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, são outros dos famosos que apoiam a campanha.

O ACNUR apela à assinatura de uma petição a apresentar em setembro na cimeira extraordinária da ONU dedicada à crise dos refugiados e dos migrantes.

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • "A Venezuela sofreu um Madurazo"
    0:32
  • "Leiam os meus lábios. Não!"
    0:12

    Mundo

    Vladimir Putin participou esta quinta-feira numa conferência, no Ártico. Questionado sobre se a Rússia tinha interferido nas últimas eleições dos Estados Unidos da América, o Presidente voltou a negar qualquer interferência, com uma frase que pensava pertencer a Ronald Reagan, mas que na verdade foi proferida por George Bush.

  • A provocação de Juncker a Trump
    0:40

    Mundo

    Jean-Claude Juncker lançou esta quinta-feira uma provocação a Donald Trump. No último dia do congresso do PPE, o presidente da Comissão Europeia disse que, se Trump incentivar outros países a sair da União Europeia, ele próprio vai apoiar a independência do Ohio e do Texas