sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 60 personalidades em campanha de solidariedade com refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) lançou hoje uma campanha de solidariedade com os refugiados à qual se juntaram mais de 60 personalidades de todo o mundo.

ACNUR

A campanha #WithRefugees / #ComOsRefugiados para pedir aos governos que tomem medidas para assegurar o bem-estar dos "que se viram obrigados a fugir" de conflitos e perseguições, também visa combater a retórica contra os refugiados e as restrições aos pedidos de asilo impostas em alguns países.

"Encontramo-nos no meio de uma crise catastrófica que já afetou milhões de famílias inocentes e levou a que milhares tenham morrido tentando alcançar um lugar seguro. A solução é política, mas até lá aqueles que têm uma voz pública devem agir", declarou num comunicado a embaixadora da ACNUR Cate Blanchett, a premiada atriz australiana que participa na campanha.

"Devemos pedir a todos os países que assumam a sua parte de responsabilidade e que assegurem aos refugiados proteção, um lugar para viver e uma oportunidade para ter uma vida produtiva", adiantou.

A cantora de ópera Barbara Hendricks, a modelo Alek Wek, os cantores Bryan Adams e Juanes, os atores Scarlett Johansson, Helen Mirren, Benedict Cumberbatch e Patrick Stewart, assim como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, são outros dos famosos que apoiam a campanha.

O ACNUR apela à assinatura de uma petição a apresentar em setembro na cimeira extraordinária da ONU dedicada à crise dos refugiados e dos migrantes.

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • IPSS despejada nos Açores
    2:25

    País

    A IPSS Aurora Social, de Ponta Delgada, nos Açores, foi notificada pelo tribunal a abandonar a cozinha onde, há mais de 20 anos, fornece comida a quem mais precisa. A decisão judicial partiu de uma queixa dos moradores e põe em causa os postos de trabalho de 13 funcionárias, a maioria com deficiência. Há dois anos que a Secretaria Regional de Solidariedade Social dos Açores tenta encontrar uma alternativa à cozinha, que tem licença da câmara.

  • Pais revoltados com transporte de crianças do Mogadouro
    4:14

    País

    Os pais dos alunos de algumas aldeias de Mogadouro estão preocupados com a falta de segurança do transporte dos filhos para a escola, na sede de concelho. Os pais contestam o autocarro degradado, que avaria com frequência, e a falta de cintos de segurança em percursos rurais com dezenas de quilómetros.

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.