sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Bebé nasce no mar Mediterrâneo depois da marinha holandesa ter resgatado a mãe

Uma menina nasceu no Mediterrâneo a bordo de um navio holandês que salvou a sua mãe eritreia e 243 outros migrantes de uma embarcação em dificuldades, anunciou hoje o Ministério da Defesa holandês.

"A Gelila nasceu na quinta-feira a bordo da fragata Van Amstel. A sua mãe foi salva na quarta-feira a bordo de um navio a 80 milhas (150 quilómetros) a sudoeste da Grécia, com 244 pessoas a bordo", disse à agência francesa AFP Karen Loos-Galijns, porta-voz da marinha real holandesa.

A mãe decidiu chamar Gelila à bebé, que significa, segundo ela, "do oceano". "A criança é frágil, mas a mãe e o recém-nascido aguentaram bem", assegurou o ministério.

Identificados por um avião da patrulha marítima italiana, os 244 migrantes foram salvos por um navio holandês inserido no quadro da operação Triton da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex).

A marinha holandesa não precisou de onde é que o barco - que transportava 181 homens, 23 mulheres (das quais algumas estavam grávidas) e 40 crianças - tinha partido.

"A Van Amstel estava a caminho de Itália, onde o navio devia trazer de volta para terra firme 197 migrantes socorridos um dia antes a 75 milhas a sudoeste de Creta", e teve que mudar de rumo "a toda a velocidade", explicou o ministério.

No total, 441 pessoas foram assim levadas para Trapani, na Sicília, hoje de manhã.

Segundo o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), mais de 52.600 migrantes chegaram este ano pelo mar a Itália, uma média de mais de 300 por dia, que tende a aumentar este ano. Quase todos estes migrantes são naturais da África Ocidental ou do Corno de África e vêm através da Líbia.

Mais de 11% dos novos migrantes chegados são mulheres e muitas estão grávidas. Os navios de socorro que patrulham o mar entre a Líbia e a Itália registaram nos últimos anos cerca de meia-dúzia de nascimentos nas horas que se seguiram ao resgate da mãe.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.