sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Bebé nasce no mar Mediterrâneo depois da marinha holandesa ter resgatado a mãe

Uma menina nasceu no Mediterrâneo a bordo de um navio holandês que salvou a sua mãe eritreia e 243 outros migrantes de uma embarcação em dificuldades, anunciou hoje o Ministério da Defesa holandês.

"A Gelila nasceu na quinta-feira a bordo da fragata Van Amstel. A sua mãe foi salva na quarta-feira a bordo de um navio a 80 milhas (150 quilómetros) a sudoeste da Grécia, com 244 pessoas a bordo", disse à agência francesa AFP Karen Loos-Galijns, porta-voz da marinha real holandesa.

A mãe decidiu chamar Gelila à bebé, que significa, segundo ela, "do oceano". "A criança é frágil, mas a mãe e o recém-nascido aguentaram bem", assegurou o ministério.

Identificados por um avião da patrulha marítima italiana, os 244 migrantes foram salvos por um navio holandês inserido no quadro da operação Triton da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex).

A marinha holandesa não precisou de onde é que o barco - que transportava 181 homens, 23 mulheres (das quais algumas estavam grávidas) e 40 crianças - tinha partido.

"A Van Amstel estava a caminho de Itália, onde o navio devia trazer de volta para terra firme 197 migrantes socorridos um dia antes a 75 milhas a sudoeste de Creta", e teve que mudar de rumo "a toda a velocidade", explicou o ministério.

No total, 441 pessoas foram assim levadas para Trapani, na Sicília, hoje de manhã.

Segundo o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), mais de 52.600 migrantes chegaram este ano pelo mar a Itália, uma média de mais de 300 por dia, que tende a aumentar este ano. Quase todos estes migrantes são naturais da África Ocidental ou do Corno de África e vêm através da Líbia.

Mais de 11% dos novos migrantes chegados são mulheres e muitas estão grávidas. Os navios de socorro que patrulham o mar entre a Líbia e a Itália registaram nos últimos anos cerca de meia-dúzia de nascimentos nas horas que se seguiram ao resgate da mãe.

Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • "Vai custar muito a voltarmos à realidade"
    2:22
  • Ministro alemão elogia Centeno que está otimista com o futuro da Zona Euro
    1:13

    Economia

    Mário Centeno diz que a Zona Euro tem um futuro positivo pela frente e acredita que o grupo dos países do euro está alinhado num projeto comum. Declarações do novo presidente do Eurogrupo no final de um encontro com o ministro das Finanças alemão, em Berlim. Peter Altmaier deu Portugal como exemplo de sucesso e reconheceu que foi um erro dividir a Europa entre Norte e Sul durante os anos da crise.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC