sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Bebé nasce no mar Mediterrâneo depois da marinha holandesa ter resgatado a mãe

Uma menina nasceu no Mediterrâneo a bordo de um navio holandês que salvou a sua mãe eritreia e 243 outros migrantes de uma embarcação em dificuldades, anunciou hoje o Ministério da Defesa holandês.

"A Gelila nasceu na quinta-feira a bordo da fragata Van Amstel. A sua mãe foi salva na quarta-feira a bordo de um navio a 80 milhas (150 quilómetros) a sudoeste da Grécia, com 244 pessoas a bordo", disse à agência francesa AFP Karen Loos-Galijns, porta-voz da marinha real holandesa.

A mãe decidiu chamar Gelila à bebé, que significa, segundo ela, "do oceano". "A criança é frágil, mas a mãe e o recém-nascido aguentaram bem", assegurou o ministério.

Identificados por um avião da patrulha marítima italiana, os 244 migrantes foram salvos por um navio holandês inserido no quadro da operação Triton da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex).

A marinha holandesa não precisou de onde é que o barco - que transportava 181 homens, 23 mulheres (das quais algumas estavam grávidas) e 40 crianças - tinha partido.

"A Van Amstel estava a caminho de Itália, onde o navio devia trazer de volta para terra firme 197 migrantes socorridos um dia antes a 75 milhas a sudoeste de Creta", e teve que mudar de rumo "a toda a velocidade", explicou o ministério.

No total, 441 pessoas foram assim levadas para Trapani, na Sicília, hoje de manhã.

Segundo o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), mais de 52.600 migrantes chegaram este ano pelo mar a Itália, uma média de mais de 300 por dia, que tende a aumentar este ano. Quase todos estes migrantes são naturais da África Ocidental ou do Corno de África e vêm através da Líbia.

Mais de 11% dos novos migrantes chegados são mulheres e muitas estão grávidas. Os navios de socorro que patrulham o mar entre a Líbia e a Itália registaram nos últimos anos cerca de meia-dúzia de nascimentos nas horas que se seguiram ao resgate da mãe.

Lusa

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • "A Venezuela sofreu um Madurazo"
    0:32
  • "Leiam os meus lábios. Não!"
    0:12

    Mundo

    Vladimir Putin participou esta quinta-feira numa conferência, no Ártico. Questionado sobre se a Rússia tinha interferido nas últimas eleições dos Estados Unidos da América, o Presidente voltou a negar qualquer interferência, com uma frase que pensava pertencer a Ronald Reagan, mas que na verdade foi proferida por George Bush.

  • A provocação de Juncker a Trump
    0:40

    Mundo

    Jean-Claude Juncker lançou esta quinta-feira uma provocação a Donald Trump. No último dia do congresso do PPE, o presidente da Comissão Europeia disse que, se Trump incentivar outros países a sair da União Europeia, ele próprio vai apoiar a independência do Ohio e do Texas