sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Papa Francisco acolhe mais refugiados sírios provenientes da Grécia

O Vaticano anunciou que um novo grupo de requerentes de asilo proveniente da ilha grega de Lesbos foi recebido em Roma, dois meses depois de o papa Francisco ter acolhido três famílias de refugiados sírios.

Papa Francisco vai visitar ilha grega de Lesbos no dia 16 abril

Papa Francisco vai visitar ilha grega de Lesbos no dia 16 abril

© Tony Gentile / Reuters

Em abril passado, e depois de uma breve visita à ilha de Lesbos, Francisco convidou num "gesto de acolhimento" três famílias sírias (12 pessoas, incluindo seis menores) a viajarem até Roma a bordo do seu avião.

As famílias, todas de confissão muçulmana, eram oriundas de Damasco e de Deir Ezzor, cidade síria localizada nos territórios controlados pelo Daesh.

Este novo grupo, composto por seis adultos e três menores, chegou na quinta-feira à capital italiana, escoltados pela força de elite do Vaticano (Guarda Suíça), pelas autoridades italianas e gregas, bem como por membros da comunidade católica Santo Egídio, que será responsável pelo processo de acolhimento, suportado financeiramente pela Santa Sé.

Os nove refugiados sírios, incluindo dois cristãos, estavam a viver no campo de refugiados de Kara Tepe, na ilha de Lesbos, onde chegaram depois de ter realizado a travessia marítima a partir da Turquia.

O papa Francisco tem sido um acérrimo defensor da receção na Europa de refugiados que fogem de cenários de guerra e de pobreza, tendo apelado a todas as paróquias europeias para acolherem uma família de refugiados. O Vaticano conta com duas paróquias que acolheram duas famílias cristãs.

Em abril passado, muitos católicos expressaram surpresa e até alguma indignação com a ausência de cristãos entre os refugiados acolhidos pelo papa.

Na altura, Francisco respondeu: "Não fiz uma escolha entre cristãos e muçulmanos. Todos os refugiados são filhos de Deus".

Lusa

  • Carro do suspeito de rapto de Maelys fotografado por radar a alta velocidade
    1:16

    Mundo

    Praticamente um mês depois do desaparecimento de Maelys de Araújo, as autoridades francesas continuam a fazer buscas para tentar encontrar a menina lusodescendetnte de 9 anos. Entretanto, um jornal francês revelou que o carro do homem suspeito de rapto terá sido fotografado, por um radar, a alta velocidade na noite do desparecimento.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Icebergue com 5.800 quilómetros quadrados está a deslocar-se na Antártida

    Mundo

    Um icebergue gigante está a deslocar-se na Antártida em direção ao mar de Weddell segundo as imagens de satélite reveladas. Trata-se do A68, um icebergue quatro vezes maior que a cidade de Londres. Com cerca de 5.800 quilómetros quadrados e triliões de toneladas, A68 é um dos maiores icebergues conhecidos.